TEMAS GERAIS

Saiba como baixar o e-Título para votar no primeiro turno

No dia de votação, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidade.

Em 02/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O aplicativo é gerido pela Justiça Eleitoral e pode ser utilizado como documento de identificação para votar e acessar o endereço do local de votação, além de permitir a justificativa pela ausência na votação.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

O eleitor que pretende usar o título digital para votar no primeiro turno das eleições municipais de 6 de outubro deve baixar o aplicativo e-Título para celulares até sábado (5), véspera do pleito. 

>> Especialista fornece dicas para economizar com conta de luz

No dia de votação, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidade. O acesso será retomado na segunda-feira (7). 

O aplicativo é gerido pela Justiça Eleitoral e pode ser utilizado como documento de identificação para votar e acessar o endereço do local de votação, além de permitir a justificativa pela ausência na votação.

O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos Apple e Android. Em seguida, o usuário deve preencher os dados pessoais solicitados e validar o acesso ao aplicativo.

Para conseguir votar com o título digital, o aplicativo deve conter a biometria, a foto do eleitor e deve estar atualizado. Se essas condições não estiverem preenchidas, o eleitor só poderá votar com um documento oficial com foto, como a carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho. 

O aplicativo tem cerca de 75 milhões de downloads e 46 milhões de contas cadastradas. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais da metade das contas cadastradas não estão com o app atualizado e devem fazer o procedimento, que deve ser realizado na aba de atualização da loja do aplicativo. 

No dia da votação, o eleitor não poderá entrar na cabine portando o aparelho celular, que deverá ser deixado com os mesários.

Justificativa

Além de servir como título de eleitor digital, o e-Título poderá ser usado pelo cidadão que não vai comparecer às urnas no próximo domingo.

Pelas regras eleitorais, o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral deverá justificar ausência na votação. A restrição ocorre porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais.

O prazo para justificativa é de 60 dias após cada turno. Quem não votar no primeiro turno pode votar no segundo ou vice-versa. (Por André Richter/Agência Brasil)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Especialista fornece dicas para economizar com conta de luz
Anatel incentiva soluções contra dispositivos irregulares
Sistema Aquaviário recebe quarta embarcação nesta quinta
ES tem maior desigualdade salarial entre homens e mulheres
Chuvas alagam ruas e destelham casas no Rio Grande do Sul
Governo ES publica Anuário Estadual da Segurança Pública
STF aprova direito de testemunhas de Jeová recusar transfusão
Rede de fibra óptica do Governo ES alcança 70 municípios

TAGS:
E-TÍTULO | VOTAR | PRIMEIRO TURNO | BAIXAR | JUSTIÇA ELEITORAL