SAÚDE

Saiba como cuidar da saúde mesmo com a rotina agitada.

A fitoterapia pode auxiliar, por exemplo, em caso de resfriado, contusões ou febre.

Em 29/04/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A grande quantidade de tarefas do dia a dia pode dificultar os cuidados com a saúde pessoal e da família. Mas você sabia que algumas medidas simples, adotadas em casa ou mesmo durante o dia de trabalho, podem ajudar a melhorar a qualidade de vida? Respirar de forma adequada e manter o corpo bem hidratado, por exemplo, estão entre as práticas recomendadas pelos médicos. Além disso, é possível lançar mão de plantas e ervas para tratar e prevenir doenças.

O professor de fitoterapia do Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (CRPIC), Ary Gomes, explica que a fitoterapia, por exemplo, que consiste no uso de plantas e remédios de origem vegetal, pode ser utilizada em pequenas emergências em casa, para abrandar dores até que a pessoa procure atendimento médico.

A fitoterapia pode auxiliar, por exemplo, em caso de resfriado, contusões ou febre. Segundo Ary, após sofrer uma contusão a pessoa pode utilizar gelo ou arnica. “De imediato, o gelo pode reduzir o inchaço e a inflamação no local. E a arnica, além de atenuar a dor, diminui a inflamação”, esclarece.

O incômodo de um resfriado também pode ser amenizado com alguns métodos fitoterápicos. “Para tratar de um resfriado são utilizadas fontes naturais de vitamina C, que melhoram a imunidade. O uso do alho, por exemplo, pode estimular a imunidade do paciente, e as folhas de eucalipto no vapor d’água podem aliviar as tensões da tosse, além de favorecer a expectoração da secreção”, indica o professor.

Ary ressalta que a fitoterapia é um método complementar para tratar doenças, portanto, não se deve excluir a procura por um tratamento convencional e um diagnóstico médico. “A fitoterapia é um método complementar e pode acompanhar o tratamento convencional”, afirma.

Segundo o professor, hoje está cada vez mais fácil ter acesso à fitoterapia, mas ele ressalta que as plantas cultivadas em casa não devem ser consumidas. A orientação é que as plantas utilizadas para o tratamento fitoterápico sejam adquiridas nas chamadas farmácias vivas e em ervanários (local que vende plantas medicinais). 

Para aliviar a tensão

Não há nada mais importante para o ser humano do que a respiração. Além de nos manter vivos, respirar (bem) pode melhorar o nosso bem-estar. A médica pediatra e homeopata Flávia Mattos Vieira explica que uma respiração correta pode gerar mais bem-estar durante o dia, pois pode reequilibrar a emoção. Dessa forma, a respiração é um importante meio para aliviar o estresse.

“Quando paramos um minuto para respirar, relaxamos toda a musculatura e reiniciamos o dia; e quando reiniciamos o dia, drenamos as energias acumuladas até aquele momento, o que gera mais bem-estar”, explica.

A prática de uma boa hidratação também é fundamental para a saúde. Segundo Flávia, a água é um segundo alimento para o nosso corpo e muitas vezes não nos lembramos dela na agitação do dia a dia. “Primeiro precisamos do oxigênio e depois precisamos da água para sobreviver. O ser humano consegue ficar semanas sem comida, mas apenas alguns dias sem água”, ressalta.

A orientação médica é que sejam ingeridos no mínimo dois litros de água por dia, além do consumo de frutas que contenham mais líquido. Melancia, pera e abacaxi, por exemplo, são frutas ricas em água.

Palestra

Quem quiser aprender mais sobre como cuidar da saúde utilizando técnicas naturais pode participar das oficinas promovidas pelo Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (CRPIC), que funciona no CRE Metropolitano, em Cariacica.

Nesta quarta-feira (29), haverá palestras sobre fitoterapia aplicada a emergências do lar e também sobre homeopatia. Ao final, será realizada uma rápida sessão de meditação.   

As palestras serão ministradas pelo médico acupunturista e homeopata Ediron Carpes, pela homeopata e pediatra Flávia Mattos Vieira e pelo professor de fitoterapiaAry Gomes. O evento será aberto a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e servidores públicos.

Serviço

Data: quarta-feira (29)

Horário: 10h30

Local: Auditório do CRE Metropolitano, Jardim América, Cariacica (1°andar) – ao lado da Estação Ferroviária Pedro Nolasco

Fonte: Asscom/Sesa-ES