ESPORTE INTERNACIONAL

Sainz sobra e lidera 1-2 da Ferrari no TL1 do GP da Austrália

Com autoridade, Carlos Sainz terminou com quase 0s6 de frente do companheiro, Leclerc.

Em 08/04/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Charles Coates/Motorsport Images

Enfim, de volta! A Fórmula 1 voltou à Austrália e realizou o primeiro treino livre no começo da madrugada desta sexta-feira (8). Carlos Sainz liderou.

A Fórmula 1 voltou para a Austrália! Após longo hiato causado pela pandemia da Covid-19, Melbourne novamente está na lista de praças visitadas pelo Mundial. O primeiro treino livre, no começo da madrugada brasileira desta sexta-feira (8), marcou a primeira a aparição das modificações efetuadas na pista do Albert Park. E quem levou a melhor no primeiro embate direto do fim de semana foi Carlos Sainz. Ponto para a Ferrari.

Foi com autoridade, aliás. Sainz terminou com quase 0s6 de frente para o companheiro, Charles Leclerc, que fechou na segunda colocação. Um motivo para a diferença grande pode ser o fato de que o monegasco saiu da pista durante a volta rápida que deu quase que ao mesmo tempo do melhor giro do companheiro. De qualquer forma, é Sainz que sai em vantagem.

A Red Bull colocou o terceiro e quarto lugares, mas com Sergio Pérez na frente de Max Verstappen. O holandês ficou 0s8 mais lento que o líder após ser o primeiro a andar na pista com pneus macios. Lando Norris foi o melhor do resto e contou com Esteban Ocon, Lewis Hamilton, Daniel Ricciardo, Fernando Alonso e Valtteri Bottas no top-10.

Destaque ainda para o suplício de Sebastian Vettel, que perdeu as duas primeiras etapas do ano após contrair Covid-19 e chegou logo tendo problemas. O tetracampeão teve de parar o carro da Aston Martin na pista após o motor provocar uma nuvem de fumaça e parar. Um dos piores cenários possíveis após somente 45 minutos de treino.

TL1

Exatamente às 0h (horário de Brasília, GMT-3), 13h em Melbourne, a Fórmula 1 voltou a acelerar na pista do Albert Park após três anos da última visita de fato, em março de 2019. O Mundial chegou a ir à Austrália em março de 2020, mas cancelou o evento e o começo da temporada por conta da pandemia do novo coronavírus. Longa espera e obras na pista sucederam, mas tudo retornou.

Kevin Magnussen era um dos pilotos mais esperados para o TL1, uma vez que se sentia mal pela manhã e foi afastado dos compromissos de mídia da manhã da sexta-feira, mas nenhum contratempo esportivo: dez minutos antes do TL1, o dinamarquês estava no cockpit pronto para a ação.

O primeiro a ir para a pista do Albert Park foi Sergio Pérez, pole-position na semana passada, com uma enorme grelha de testes aerodinâmicos grudadas dos dois lados da asa dianteira da Red Bull. O mexicano, porém, não ficou sozinho na pista: as duplas de Aston Martin e Alfa Romeo também partiram rapidamente para o traçado.

Sergio Pérez apareceu na pista cheio de grelhas (Foto: F1)

Na realidade, com uma pista que há muito tempo a F1 não visita e que está cheia de mudanças, o fluxo de movimento foi grande. Rapidamente, em cinco minutos, quase todos já surgiam na pista para ao menos uma volta de instalação.

A temperatura era bastante amena em Melbourne, na casa dos 20°C, mas os pilotos pareciam querer esquentar na pista. Lance Stroll ia ao rádio da Aston Martin para reclamar que Lewis Hamilton havia "bloqueado". Rapidamente, os comissários avisaram que iriam avaliar, mas não viram nada de errado.

Com as voltas rápidas se desenrolando, Max Verstappen surgia na frente e tinha Lando Norris vindo atrás. Charles Leclerc colocava a Ferrari em terceiro e Daniel Ricciardo vinha em quarto. Motivo de algum otimismo para a McLaren, seria? Verstappen era o único piloto fazendo uso dos pneus macios na pista, ao menos até aquele momento, com 15 minutos de treino.

Na conversa com a Mercedes, Hamilton pedia um novo flap para o carro enquanto andava de macios. Enquanto isso, travada de pneus de Fernando Alonso, que quase foi embora pela área de brita.

Até que, com pouco mais de 20 minutos de sessão, um pedaço da traseira de Verstappen se descolou da Red Bull #1 e ficou na pista. Como era um pedaço grande, bandeira vermelha para limpar a pista e paralisação de cinco minutos.

Na marca de metade do treino, Max Verstappen era quem liderava o TL1 com o tempo de 1min20s909. Carlos Sainz, Sebastian Vettel. Pérez, Hamilton, Lando Norris, Charles Leclerc, Daniel Ricciardo, Esteban Ocon e Yuki Tsunoda formavam o top-10.

A segunda metade do tempo ofereceu a chance de mais gente provar os pneus macios - que, na gama oferecida neste fim de semana pela Pirelli, são os mais macios possíveis, o C5, na comparação com os C3, que são os médios. Leclerc aproveitou e melhorou a volta que Verstappen apresentava àquela altura, fez 1min20s825. Em seguida, Sainz aparecia para ser ainda 0s052 mais veloz.

Alonso tinha certas dificuldades e rodava sozinho. A pergunta da Alpine era se estava tudo certo com o carro, e o bicampeão garantiu que sim. Ao menos em termos de velocidade, não era tão certo: estava na 17ª colocação. Com pneus duros na melhor volta, porém. Esteban Ocon, de macios, era quinto colocado.

Além de Alonso, Leclerc também ia embora na nova curva um do Albert Park, enquanto Sainz, que já liderava, melhorava mais o tempo: 1min19s806. A preparação para os minutos finais apontava as duas Ferrari na frente e somente a dupla da Haas e Alonso sem andar com os pneus macios.

Até que, com 15 minutos pela frente, problemas para o estreante da temporada: Sebastian Vettel encostou o carro enquanto a fumaça tomava conta da traseira, provavelmente no motor Mercedes. Vettel saiu, buscou um extintor e foi lá, no 'Modo Bombeiro', tentar apagar o fogo junto aos fiscais. Nova bandeira vermelha.

Após o retorno das atividades, quase ninguém estava interessado em dar volta rápida nos dez últimos minutos. Leclerc voltou de pneus duros e não incomodou Sainz. Desta maneira, o espanhol terminou com a liderança.

Após o retorno das atividades, quase ninguém estava interessado em dar volta rápida nos dez últimos minutos. Leclerc voltou de pneus duros e não incomodou Sainz. Desta maneira, o espanhol terminou com a liderança.

Atrás de Sainz, ficaram Leclerc [0s571, mais precisamente], Pérez, Verstappen, Norris, Ocon, Hamilton, Ricciardo, Alonso e Bottas. Com a Haas sem ter chassi reserva na Austrália, os dois pilotos foram os que menos andaram: 15 voltas para Mick Schumacher e 18 para Magnussen - apenas Vettel, por conta do problema, também ficou com menos de 20 giros. (Por Pedro Henrique Marum - Grande Prêmio)

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