SAÚDE
São Cristóvão recebe Mutirão contra Dengue nesta terça (30)
O bairro São Cristóvão, em Vitória recebe o mutirão de limpeza e combate contra a dengue.
Em 30/04/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Para melhor entendimento da população a Prefeitura de Vitória criou um checklist com os cuidados que devem ser feitos.
Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows
O bairro São Cristóvão recebe nesta terça-feira (30) o mutirão de limpeza e combate contra a dengue. O ponto de encontro será a Unidade Básica de Saúde de São Cristóvão com início da concentração às 7h30. O mutirão terá a presença dos agentes de combate a endemias e da equipe de limpeza da Central de Serviços.
>> Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue registrados
As ações de combate a dengue vem ocorrendo por toda Capital, visando além da intensificação do combate ao mosquito Aedes Aegypti a conscientização da população sobre o mosquito, uma vez que três em cada quatro focos do mosquito da dengue estão dentro das casas, segundo os Levantamentos de Índice de Infestação Predial Rápido de Aedes aegypti (LIRAa).
Para melhor entendimento da população a Prefeitura de Vitória criou um checklist com os cuidados que devem ser feitos.
Ações
A PMV realiza uma série de ações voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, como orientações e abordagens educativas em feiras e parques municipais, mutirões para retirada de entulhos e orientações sobre descarte correto de lixo, monitoramento periódico de centenas de charcos e bueiros utilizando larvicidas, carro fumacê e visitas domiciliares nos bairros onde há mais notificações de dengue ou reclamações pelo 156.
Desde março de 2023, Vitória passou a utilizar também drones para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os profissionais. A partir das imagens, é feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde.
Entre as principais ações de rotina diária, estão as vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d'água, controle de larvas em obras e carro fumacê.
Além disso, o morador pode acompanhar, em tempo real, o trajeto do fumacê na Página de Monitoramento.
A Semus intensificou a realização de mutirões de combate ao mosquito, em parceria com a Central de Serviços, e ações educativas de prevenção à dengue. Nesta quarta (24), acontece um mutirão em Santa Lúcia, a partir das 7h30.
Vitória também realiza visitas domiciliares e ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos para orientar e alertar as pessoas sobre o combate ao Aedes. (Secom/PMV)
Leia também:
> Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
> Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue registrados
> Pessoas com papilomatose respiratória devem ser imunizadas
> Serra abre vagas para vacinação contra Dengue e Influenza
> Saúde alerta para vigilância e imunização contra febre amarela
> "Trabalhamos para universalizar o Samu até 2026", diz ministra
> Projeto melhora atendimento cardiológicos do SUS
> InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças
> Aracruz: Saúde promove mutirões de consultas oftalmológicas
> Vitória abre vagas para vacinação contra a gripe e dengue
> Ação em Paul vai alertar para os cuidados com a hipertensão
TAGS: VITÓRIA | MUTIRÃO | DENGUE | LIMPEZA | COMBATE