SAÚDE
Saúde anuncia acordo para garantir abastecimento de insulina
Ministério da Saúde anunciou acordo para antecipar entrega de insulina até o fim dezembro
Em 27/11/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Segundo o comunicado, o acordo com a Novo Nordisk, fabricante de canetas de insulina, define a entrega de 93% do volume contratado até dezembro – a previsão inicial era disponibilizar apenas 50% ainda este ano.
Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
O Ministério da Saúde anunciou um acordo para antecipar a entrega de uma remessa de 1,8 milhão de unidades de insulina até o fim dezembro. Em nota, a pasta informou que a estratégia garante o abastecimento no Sistema único de Saúde (SUS). “O reforço dos estoques permite a continuidade do tratamento de todos os pacientes atendidos pela rede pública de saúde”.
>> Dengue: vacinação para crianças e adolescentes segue nas US
Segundo o comunicado, o acordo com a Novo Nordisk, fabricante de canetas de insulina, define a entrega de 93% do volume contratado até dezembro – a previsão inicial era disponibilizar apenas 50% ainda este ano. Segundo o ministério, a produção da empresa no Brasil é responsável por 15% de todo o fornecimento mundial do insumo.
“A insulina a ser entregue pela Novo Nordisk é produzida em planta localizada em Montes Claros (MG), reconhecida como a maior fábrica de insulinas do Brasil e da América Latina, com cerca de dois mil funcionários”, destacou a pasta.
Oferta ininterrupta
No comunicado, o Ministério da Saúde informa manter aquisições regulares para oferta de insulina no SUS, “garantindo o abastecimento ininterrupto do medicamento”.
Até outubro deste ano, foram distribuídas 49,9 milhões de unidades de insulinas NPH e 10,7 milhões de insulina regular (frascos e canetas) para todo o país, atendendo a demanda de estados e municípios.
“Atualmente, há uma situação mundial de restrição da oferta de insulina. O Ministério da Saúde atuou para que essa situação fosse superada”, concluiu.
A orientação é que qualquer pessoa com indicação de uso de insulina e dificuldade para acessar o medicamento em farmácias privadas, inclusive por meio do programa Farmácia Popular, procure uma unidade básica de saúde (UBS) para solicitar a medicação. (Por Paula Laboissière/Agência Brasil)
Leia também:
> Dengue: vacinação para crianças e adolescentes segue nas US
> Saúde do Homem encerra atividades do Novembro Azul
> Campanha de multivacinação continua nas US de Linhares
> Saúde capacita equipe para atender pacientes paliativos
> PMCI: Campanha de Multivacinação aplicou 1,6 mil doses
> Cariacica abre agendamento para vagas de consultas médicas
> SERDIA beneficia pessoas com deficiência intelectual e autismo
> “Clube da Bezerra” aproxima crianças e a pecuária leiteira
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET