SAÚDE

Saúde de Vitória participa de ações da Semana do Trânsito

As abordagens educativas aconteceram em frente à Praça da Ciência, na Praia do Canto.

Em 20/09/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: André Sobral/PMV

De acordo com a diretora do Cerest de Vitória, Diandra Antunes Carvalho, a ação educativa envolveu os motociclistas por eles serem o grupo mais vulnerável nos acidentes de trânsito.

Na manhã dessa terça-feira (19), a equipe de saúde do Centro de Referência Municipal em Saúde do Trabalhador de Vitória (Cerest) participou da ação integrada da Semana Nacional de Prevenção de Acidentes no Trânsito. As abordagens educativas aconteceram em frente à Praça da Ciência, na Praia do Canto, em parceria com o Núcleo de Prevenção da Violência e o Programa Vida no Trânsito, envolvendo também as Secretarias de Segurança Urbana (Semsu) e Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran). O principal objetivo do evento foi reforçar orientações de segurança no trânsito aos motociclistas.

De acordo com a diretora do Cerest de Vitória, Diandra Antunes Carvalho, a ação educativa envolveu os motociclistas por eles serem o grupo mais vulnerável nos acidentes de trânsito.

>>  Aberto agendamento para doação de sangue em Vila Velha

"Recebemos muitas notificações de acidentes envolvendo motociclistas que estão em trajeto de trabalho ou que usam a moto como ferramenta de trabalho. Além de serem a maioria das vítimas em situações assim, os motociclistas costumam sofrer as sequelas mais graves nesses acidentes, sobrecarregando o sistema de saúde. Por isso é fundamental reforçar junto a esse grupo as ações que eles podem tomar para se proteger", explica Diandra.

Dentre os motociclistas abordados estava a professora Tânia Regina Pinheiro, 49 anos, que também usa carros no  elogiou muito a ação educativa e preventiva.

"Falta empatia e respeito no trânsito. A gente dirige pra nós e pros outros", afirma.

O motoboy Fábio Bulhões, 41 anos concorda com ela sobre a importância da direção defensiva, principalmente para quem passa boa parte do dia no trânsito.

"É sempre melhor evitar acidentes, dirigir atento. Os corredores são perigosos porque às vezes, ao dar passagem para um motociclista mais apressado que está buzinando, o motorista do carro pode, sem querer, fechar outro motociclista no outro lado. Por isso para evitar acidentes é preciso dirigir atento o tempo todo", explicou.

O gerente Rodrigo de Oliveira, 36 anos, usa a moto como meio de transporte para o trabalho todos os dias e também elogiou a ação.

"É importante que os motociclistas possam se proteger ao máximo de acidentes no trânsito", disse.

Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito é um evento que envolve todos os órgãos de trânsito a nível nacional. Em Vitória, a semana é organizada pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e conta com o apoio de outras instituições. Além do Centro de Referência Municipal em Saúde do Trabalhador de Vitória (Cerest), a Guarda Municipal promoveu a ação Operação Duas Rodas com Segurança.

O evento visa promover a acolhida e ensinamentos sobre segurança no trânsito a fim de torná-lo um ambiente melhor e com menos violência. (Secom/PMV)

Leia também:

Aberto agendamento para doação de sangue em Vila Velha
Multivacinação: mais de 11 mil crianças imunizadas em Vitória
Saúde vai ofertar diversos serviços no SuperAção em Araçás
Prevenível por vacina, HPV é a infecção mais associada ao câncer
Serra e Multivix fazem parceria para vacinação de alunos
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (18)
Mais médicos: 10 profissionais já estão atuando em Linhares
Vila Velha se une ao HEMOES para estimular doação de sangue
Viana: Núcleo de Vigilância em Saúde é entregue à população
Serra ganha espaço para mulheres vítimas de violência
Vitória tem ambulatório para atendimento a servidores 

TAGS:
SAÚDE | VITÓRIA | AÇÕES | SEMANA DO TRÂNSITO | ABORDAGENS