CULTURA

Saxofonista Marcelo Coelho percorrerá cidades do Espírito Santo

Projeto Compondo na Rua – Sons do Espírito Santo transforma paisagens capixabas em música.

Em 26/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Marcelo Coelho/Divulgação

O Projeto Compondo na Rua – Sons do Espírito Santo chega ao Espírito Santo com uma proposta inovadoram cuja proposta é transformar a cultura e o cotidiano de oito municípios capixabas em composições musicais inéditas.

Websérie documental com o saxofonista Marcelo Coelho percorre oito cidades capixabas unindo música, cultura e turismo. Cada ponto se tornará fonte de inspiração para lançamento de uma música inédita

O projeto chega ao estado com uma proposta inovadoram cuja proposta é transformar a cultura e o cotidiano de oito municípios capixabas em composições musicais inéditas.

Idealizado e protagonizado pelo renomado saxofonista Marcelo Coelho, o Compondo na Rua – Sons do Espírito Santo resultará em um álbum com o mesmo nome a partir da vivência direta com os territórios, suas referências culturais e com os músicos selecionados por suas conexões e histórias com as cidades pelas quais a iniciativa vai percorrer. 

Fonte de inspiração

Cada cidade visitada se tornará fonte de inspiração para uma música inédita, criada in loco com papel e caneta pelo músico, sem instrumentos, em um processo criativo totalmente autoral. As gravações já começaram por Vitória, Vila Velha e Guarapari na primeira metade de agosto e, até setembro, vão percorrer pontos turísticos da Serra, Afonso Cláudio, Ibiraçu, Pedra Azul e Itaúnas.


O saxofonista Marcelo Coelho é uma das referências do jazz no Brasil. Foto: Marcelo Coelho/Divulgação

Doutor em composição pela Unicamp, pós-doutor pela USP, saxofonista, compositor, pesquisador e empreendedor, Marcelo Coelho é uma das referências do jazz no Brasil e tem vasta experiência internacional, tendo participado de festivais na América do Sul, Europa e nos Estados Unidos. 

“O Espírito Santo é um território potente, ainda pouco retratado por meio da música instrumental. Nossa ideia é criar uma obra que, ao mesmo tempo em que expressa as paisagens e culturas locais, também se transforma em um instrumento de divulgação, formação de memória, alavancando o potencial e as belezas do estado nacionalmente.”

Além da série documental, o projeto promove oito oficinas gratuitas de composição musical e leitura de partitura em cada cidade visitada. A ação formativa contempla estudantes, músicos amadores e profissionais, com entrega de material didático e certificado de participação. 

A websérie documental, composta por oito episódios de cerca de 10 minutos cada, será lançada em plataformas digitais como YouTube, Spotify e Instagram. Também serão produzidas e gravadas em estúdio oito músicas. Além disso, o álbum ganhará três apresentações em festivais capixabas ao longo de 2026. 

Com realização da Lupino Produções, incentivo da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) e patrocínio da EDP, o Compondo na Rua – Sons do Espírito Santo promove uma rica integração entre música, audiovisual, educação e valorização do território. A série, além de entreter, inspira novos processos criativos e posiciona o Espírito Santo como cenário fértil para a arte e a inovação.

Serviço:
Compondo na Rua – Sons do Espírito Santo
Série documental e oficinas de música
Com Marcelo Coelho, PhD em Música
Duração: Oito episódios de 10 minutos cada
Lançamento da websérie: Dezembro de 2025

Oficinas gratuitas em oito cidades capixabas
- Vitória, Vila Velha e Guarapari - oficinas já realizadas
- Serra, Afonso Cláudio, Ibiraçu, Pedra Azul (Domingos Martins) e Itaúnas (Conceição da Barra) - oficinas serão realizadas em setembro, junto com as apresentações e criação de músicas inéditas. (Por Kelly Kalle/AsImp) 

Leia também:

Curumins Guerreiros realizam vivências culturais em Vitória
Empresários da Serra lançam projeto do Centro Cultural ASES
Esmir Filho, Safira Moreira e Joyce Castello estarão no 32º FCV
Concurso de Quadrilhas continua no final de semana na Serra
ES lança projeto Lugares de Ler com distribuição de livros
Cantoras capixabas levam Projeto “Quarto de Som” ao Festival +MC

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET