SAÚDE
Secretaria de Saúde do ES adquire novos equipamentos para três hospitais.
Fabiano Marily, comenta que os equipamentos vão renovar o parque tecnológico.
Em 08/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) comprou 40 aparelhos de ventilação mecânica e 02 aparelhos de ultrassom para o Hospital Estadual Infantil de Vitória; 12 focos cirúrgicos portáteis e dois aparelhos de ultrassom para o Hospital Estadual Dório Silva, na Serra; além de 05 aparelhos de ventilação mecânica e 01 aparelho de ultrassom para o Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus.
O subsecretário de Assistência em Saúde, Fabiano Marily, comenta que os equipamentos vão renovar o parque tecnológico desses hospitais com máquinas de última geração. “Esta entrega é bastante significativa porque representa um ganho de qualidade para a assistência de alta complexidade adulta e infantil”, destacou.
No Hospital Estadual Infantil de Vitória, por exemplo, os novos equipamentos serão utilizados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica, na UTI Neonatal e na Emergência. A diretora técnica do hospital, Rachel Lacourt, explica que os aparelhos de ventilação mecânica são usados em quadros de insuficiência respiratória, e ressalta que os novos respiradores possuem recursos que permitem monitorar de forma muito fidedigna a situação pulmonar do paciente.
Já os equipamentos de ultrassom, segundo a diretora técnica, vão auxiliar no diagnóstico e no tratamento dos pacientes. Casos de torção de testículo, por exemplo, são avaliados a partir de um ultrassom para saber se será necessário realizar ou não cirurgia. “São aparelhos modernos, que vão ajudar muito a equipe na hora de definir a conduta a ser adotada na assistência ao paciente”, esclareceu Rachel Lacourt.
Para o Hospital Estadual Dório Silva, além dos focos cirúrgicos portáteis e dos aparelhos de ultrassom foram adquiridos três microscópios para realização de exames laboratoriais diversos, entre eles hemograma, exames de microbiologia (culturas) e exames de imunologia. “No caso dos focos cirúrgicos portáteis, os equipamentos representam um grande salto em qualidade, pois vão possibilitar a ampliação dos procedimentos nas áreas de ginecologia, cirurgia plástica e cirurgia geral”, salientou a diretora-geral, Sônia Dalmolim.
Fonte: SECOM/ES