SAÚDE
Segunda dose contra HPV está disponível nas unidades
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas
Em 12/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Para garantir 100% de proteção contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), que pode provocar o câncer do colo do útero, as meninas de 11 a 13 anos precisam tomar todas as doses da vacinação, que consiste na segunda, seis meses depois da primeira, e a terceira, de reforço, cinco anos depois.
A vacina está disponível nas 39 unidades de saúde do município da Serra. As mães ou responsáveis devem levar o cartão de vacina, das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Embora a vacina faça parte do Calendário Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde (SUS) e esteja disponível durante todo o ano nos postos de vacinação, as adolescentes devem seguir o cronograma de intervalo entre uma dose e outra. A primeira dose sozinha não protege contra o vírus.
A superintendente da Vigilância em Saúde, Kelly Rose Areal, reforça que os pais ou responsáveis pelas adolescentes devem levar as meninas até os postos de saúde para tomarem a segunda dose. “Essa segunda dose é de suma importância para continuidade da prevenção dessas adolescentes. As mães não devem perder essa oportunidade”, afirmou.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
Fonte:PMS