CIDADANIA
Semana das crianças com atividades no Caps Infantojuvenil
Vila Velha promove uma série de atividades no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil
Em 07/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os usuários do Caps Infantojuvenil (IJ), em Jabaeté, vão participar de atividades como exibição de filmes, gincanas, oficinas, plantio de mudas, roda de leitura e muitas brincadeiras.
No dia 12 de outubro é celebrado o Dia das Crianças e, em alusão à data, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha promove, até esta sexta-feira (11), uma série de atividades no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, em Jabaeté. O equipamento de saúde é um lugar de referência e acompanhamento para crianças e adolescentes com sofrimento decorrente de transtornos mentais graves e persistentes.
>> Mais de 144,8 mil Carteiras de Identidade foram emitidas no ES
Os usuários do Caps Infantojuvenil (IJ), em Jabaeté, vão participar de atividades como exibição de filmes, gincanas, oficinas, plantio de mudas, roda de leitura e muitas brincadeiras.
Beatriz Bissoli, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), explica que, considerando que o Dia das Crianças é comemorado devido à importância desta fase da vida para o ser humano e a valorização dos seus interesses e direitos, o CAPS Infantojuvenil decidiu então fomentar programações especiais visando à celebração desse momento.
“Tendo em vista que o nosso público de atendimento são crianças com transtornos graves e persistentes que necessitam de reabilitação psicossocial, estes eventos propõem a integração dos grupos, a estimulação sensorial, o brincar terapêutico, a socialização entre os pares, além de, é claro, ofertar momentos de lazer”, revelou.
Dia Mundial da Saúde Mental
Uma grande festa também está sendo programada para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrada em 10 de outubro. Em Vila Velha a comemoração será também no Caps em Jabaeté, na sexta-feira (11). Na programação, apresentação da Banda do Caps II e do grupo de dança, além de oficina de arteterapia, exibição de curtas-metragens, karaokê e oficinas. Também vai acontecer uma exposição de arte e produções feitas pelos usuários, como sabão, plantas, camisas e canecas.
O Dia Mundial da Saúde Mental tem como meta sensibilizar a comunidade global sobre agendas críticas de saúde mental através da colaboração com vários parceiros para tomar medidas e criar mudanças duradouras. Instituído pela Federação Mundial de Saúde Mental, em 10 de outubro de 1992, a data reforça ainda a necessidade de ações contra o estigma social acerca dos transtornos psicológicos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma em cada quatro pessoas no Brasil sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida.
Acesso aos serviços de saúde mental
Em Vila Velha o acesso aos serviços de saúde mental é realizado por meio da demanda espontânea. O munícipe pode procurar diretamente a Unidade de Saúde mais próximo para iniciar o processo de acolhimento e avaliação.
Atualmente, a cidade possui três Centros de Atenção Psicossocial (Caps): o CAPS II Beija-flor, localizado no bairro Novo México; o CAPS Infantojuvenil (IJ), em Itapuã; e o CAPS/AD, no Centro de Vila Velha. O primeiro acolhe pessoas adultas com sofrimento decorrente de transtornos mentais graves e persistentes; o segundo é um lugar de referência e acompanhamento para crianças e adolescentes com as mesmas características. Já o terceiro presta atendimento às pessoas com necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas.
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Mais de 144,8 mil Carteiras de Identidade foram emitidas no ES
> Dia do idoso hoje (1) terá apresentações culturais em Cocal
> Linhares recebe ação da cidadania com serviços gratuitos
> Parceria oferta curso para pessoas em situação de rua
> PMV inicia reforma de casas próprias no Programa Casa Feliz
> Ação de cidadania chega ao Interlagos neste sábado (21)
> Linhares recebe ação da cidadania com serviços gratuitos
TAGS: SEMANA DAS CRIANÇAS | ATIVIDADES | CAPS | VILA VELHA | GINCANAS