SAÚDE
Semana Santa: Vigilância Sanitária dá dicas para compras
Vigilância Sanitária de Vitória dá dicas para compra e preparo de alimentos na Semana Santa
Em 14/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Antes de comprar qualquer produto de origem animal, observe as condições do estabelecimento e as condições de higiene dos manipuladores.
Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
Na Semana Santa, é comum o aumento do consumo de pescados entre os brasileiros. Especialmente no Espírito Santo, os capixabas aproveitam a data para saborear a famosa torta capixaba, além, claro, da moqueca capixaba.
>> US oferecem programa para controle de hipertensão
Para garantir o sabor e também os cuidados com a saúde, os consumidores precisam ficar atentos à qualidade e ao preparo dos alimentos.
"Pescados são muito sensíveis à deterioração, por isso o ideal é comprá-los o mais fresco possível e observar a forma como são conservados. Isso é necessário para evitar transtornos à saúde, uma vez que consumir esses alimentos caso não estejam próprios para o consumo pode acarretar complicações à saúde do consumidor", explica a gerente em exercício da Vigilância Sanitária de Vitória, Flávia Maria de Lima Barbosa.
Confira abaixo algumas dicas importantes para garantir tranquilidade e segurança na seleção dos alimentos usados para preparar as tradicionais refeições dessa data:
Peixes
Antes de comprar qualquer produto de origem animal, observe as condições do estabelecimento e as condições de higiene dos manipuladores. É importante verificar se os pescados estão protegidos do sol, poeira ou insetos e armazenados em equipamentos refrigerados ou cobertos com gelo. A exposição a temperaturas inadequadas pode acelerar a deterioração.
Dê preferência a peixes inteiros e frescos e, se for o caso, peça para cortar em filés ou postas na sua frente. A carne deve estar clara e brilhante, escamas intactas, evitar peixes com as brânquias opacas ou marrons e dar preferência para aqueles com brânquias rosas ou vermelhas.
A textura da carne deve ser firme quando for pressionada, evite comprar quando estiver mole e esponjosa.
Frutos do Mar
Para saber se o camarão está fresco, verifique se a cauda está firme e se estão com cabeça. Lagostas, siris e caranguejos devem ser comprados vivos. Mariscos, mexilhões e ostras precisam apresentar conchas bem fechadas. As lulas e polvos devem ter carne firme e pele brilhante.
Palmitos
Ao comprar o palmito fresco (in natura), observe se o local está em condições adequadas de limpeza: o produto não deve estar em contato direto com o piso e deve estar protegido contra fontes de contaminação. O palmito precisa ter a textura firme, coloração característica e não brilhante. Compre o palmito fresco o mais próximo possível do consumo, conservando-o na geladeira até quando for preparar.
Ao comprar palmito em conserva, deve-se observar se a tampa não está estufada. Caso esteja, não compre. Da mesma forma, observar o líquido da conserva, que deve ser transparente. Se estiver turvo ou amarelado, não compre. Dê preferência aos palmitos de tamanho uniforme e em camadas regulares. Verifique também as informações no rótulo do produto, como fabricante, data de validade e informações de conservação após a abertura da embalagem, seguindo as orientações. (Secom/PMV)
Leia também:
> US oferecem programa para controle de hipertensão
> Anchieta oferece 1.000 consultas para zerar fila de espera
> Vacinação em Vila Velha terá ação especial neste sábado
> Vacinas mais modernas podem prevenir nova pandemia
> Sábado tem consulta gratuita com médicos, psicólogos e dentistas
> IPS orienta segurados sobre Lesão por Esforço Repetitivo
> Centro de Atenção ao Idoso promove rodas de conversa
> Sobe hospitalizações de crianças por sintomas respiratórios
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET