POLÍTICA NACIONAL
Senado aprova PL de recursos para regularizar favelas
PL que destina recursos para a regularização de favelas e áreas de invasão foi aprovado.
Em 06/12/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O apoio técnico e financeiro às iniciativas de regularização fundiária de assentamentos urbanos está previsto no projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC 64/2016), da deputada federal Soraya Santos (MDB-RJ).
O projeto de lei que destina 2% dos recursos do Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU) para a regularização de favelas e áreas de invasão em grandes cidades foi aprovado nesta quinta-feira (5) pelo plenário do Senado Federal.
>> Weverson Meireles e João Campos se encontram em Brasília
O apoio técnico e financeiro às iniciativas de regularização fundiária de assentamentos urbanos está previsto no projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC 64/2016), da deputada federal Soraya Santos (MDB-RJ). A proposta segue, agora, para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Soraya afirma que o programa do governo federal Minha Casa Minha Vida não incorporava a regularização fundiária ao programa, o que prejudicava a destinação de recursos federais para essa política, uma vez que a iniciativa é direcionada apenas à produção de novas unidades habitacionais.
Para a deputada, a regularização fundiária promove o direito à cidade, que “envolve muito mais que a construção de casas”.
Entre as medidas previstas no projeto, estão a garantia de apoio técnico e financeiro para as ações de regularização e a proibição do contingenciamento desses recursos. O texto ainda reserva 2% da verba do PNHU para oferta pública de recursos destinados à subvenção econômica em municípios com até 50 mil habitantes.
Regulamentação
De acordo com o projeto aprovado, após a sanção, caberá ao Poder Executivo definir regras específicas para seleção dos beneficiários dos recursos destinados pelo projeto.
O regulamento também deve criar regras para a contratação dos financiamentos nas ações de regularização. (Agência Brasil com informações da Agência Senado)
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Weverson Meireles e João Campos se encontram em Brasília
> PcD associada ao Zika terão pensão especial mensal vitalícia
> Novo cartão do INSS permite antecipar R$ 150 do benefício
> Transição energética e agenda bilateral são destaque no G20
> Proposta sobre fim da jornada 6x1 movimenta redes sociais
> Prazo para justificar ausência no 2º turno vai até 7 de janeiro
> 2º turno teve registro de 102 crimes eleitorais e 42 prisões
> Votação no 2º turno das eleições também terá horário unificado
> Colatina participa da audiência sobre Ferrovia Centro Atlântica
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET