SAÚDE

Serra já oferece consultas oftalmológicas para população

A partir desta quarta, o setor de oftalmologia do Ames, atenderá seus primeiros pacientes.

Em 14/12/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Arjuna Melo/CG

Da mesma forma que acontece com as demais especialidades, a porta de entrada para o serviço são as Unidades de Saúde.

Já está valendo, famílias serranas! A partir desta quarta (14) o setor de oftalmologia do Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro atenderá seus primeiros pacientes. Uma conquista e tanto para os moradores que, agora, poderão contar com o serviço, de segunda a sexta, das 7h às 17 horas.

Da mesma forma que acontece com as demais especialidades, a porta de entrada para o serviço são as Unidades de Saúde. O paciente deverá procurar o serviço mais próximo da casa dele, onde receberá os primeiros atendimentos e, se for o caso de indicação, o agendamento será realizado, via Regulação Municipal de Vagas.

O lançamento do serviço que, além das consultas também vai oferecer exames como mapeamento de retina, curva diária de pressão, biometria ultrassônica, ultrassonografia do globo ocular, entre outros, aconteceu na manhã desta quarta, no Ames. Servidores municipais, pacientes, representantes da Câmara dos Vereadores, secretários municipais e o prefeito da Serra, Sergio Vidigal, estiveram presentes.

“Serão 24 mil consultas oftalmológicas por ano, 120 consultas por dia serão feitas nos consultórios equipados com o que há de melhor no Estado. Ao ver o Ames como está hoje, reformado, reestruturado, concluímos que a Serra não deixa nada a desejar a qualquer unidade particular de saúde. Lembrando que, a partir deste momento, agregado o serviço de oftalmologia – que nós tínhamos em 2012 e foi desativado -,  a gente passa agora a ter, nesta unidade, mais de 60 especialistas atendendo o município da Serra. Vale a pena lembrar que não é de responsabilidade do município a especialidade médica, que é de responsabilidade do governo estadual. Somos financiados pelo SUS para atender à Atenção Primária. A especialidade médica é recurso do município que é colocado para atender à população da cidade da Serra, cuidando, com isso, das famílias serranas da Atenção Primária até a Secundária”, salientou o prefeito. 

Já que é para falar em boa notícia, a secretária municipal de saúde, Bernadete Coelho, foi além.

“Nós vamos oferecer esse serviço, também, em outras ações realizadas pela Prefeitura da Serra, como o Serra +Cidadã. Além disso, a partir de janeiro, a Saúde da Serra vai desenvolver um projeto importante, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para oferecer atendimento oftalmológico às crianças que apresentarem dificuldade em enxergar em sala de aula, o que reflete no aprendizado, no rendimento escolar”, adiantou a secretária municipal de saúde, Bernadete Coelho, que falou um pouco sobre a fila de espera de munícipes pela especialidade.

“De imediato, vamos atender cerca de 13 mil pessoas que aguardam por este importante serviço. A expectativa é de que em seis meses cerca de 80% desses pacientes sejam atendidos. Demandas surgem durante o percurso, mas vamos trabalhar ao máximo para diminuir a espera pelo atendimento”, finalizou. (Secom/PMS)

Leia também:

Governo recebe novo lote de vacinas contra covid-19
Ação de Saúde em clima de natal na unidade básica da Serra
Vila Velha terá Dia D contra Covid-19 neste sábado (17)
Serra passa a oferecer consulta oftalmológica no Ames
Nesta segunda, Serra abre um agendamento para vacinação
Dezembro Laranja faz alerta para prevenção do câncer de pele
PMG recebe certificado de eliminação da transmissão do HIV
Covid-19: Brasil registra 7 mortes e 6.777 novos casos em 24h
Número de exames oftalmológicos no SUS dobra em relação a 2020
Final de semana de vacinação sem agendamento na Serra
Brasil recebe 1º lote de vacinas bivalentes contra covid-19

TAGS:
SERRA | CONSULTAS | OFTALMOLÓGICAS | AMES | POPULAÇÃO