SAÚDE
Serra/ES: Vigilância em Saúde do Trabalhor realiza treinamentos
O tema em debate foram os acidentes graves e fatais e suas implicções
Em 17/04/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Nesta semana, a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) do município da Serra, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado (Cerest/ES), realizou um treinamento sobre Acidente de Trabalho Grave e Fatal com os profissionais do Hospital estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN) que atuam no CTI e no Pronto Socorro. Outros dois encontros já estão marcados para os próximos dias 22 e 27 de abril.
No evento foi discutida a necessidade de se notificar os acidentes de trabalho graves e fatais, para que o município possa ter visibilidade do real impacto do trabalho sobre a saúde da população trabalhadora. Essa notificação é compulsória, isto é, obrigatória, de acordo com o Ministério da Saúde.
Os acidentes relacionados ao trabalho são agravos que, pelo seu grande impacto na morbimortalidade, constituem-se em importante problema de saúde pública.
A gerente da Visat, Ivony Scardini, alerta para a importância desse procedimento. “É fundamental identificar quais os tipos de lesões acontecem com maior freqüência, que aspectos do processo causal aparecem associados com essas lesões, e onde elas estão acontecendo, para que ações de prevenção e controle sejam implementadas no município”.
Fonte:PMS