TEMAS GERAIS
Servidores do estado fazem ato na Praça do Papa, em Vitória(ES).
Reajuste anual, a data base e o auxílio alimentação foram discutidos.
Em 08/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os servidores públicos do Espírito Santo se concentram, na Praça do Papa, em Vitória, na manhã desta quarta-feira (8), para uma assembleia geral que discute questões salariais e uma possível paralisação marcada para a próxima quinta-feira (9). Agentes de trânsito acompanharam a movimentação.
O encontro foi organizado pelo Fórum das Entidades dos Servidores Públicos do Espírito Santo (Fespes) e começou às 10 horas.
No local, manifestantes demonstram apoio com faixas, cartazes e trio-elétrico.
Os pontos discutidos são o reajuste anual, a data base dos servidores e o auxílio alimentação oferecido aos servidores.
Na terça-feira (7), o diretor do Sindipúblicos, Haylson de Oliveira, prometeu, em entrevista ao Gazeta Online, uma caminhada até a Assembleia Legislativa. “Depois do encontro, vamos caminhar até a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça para entregar um manifesto sobre essas questões”, disse
Outro lado
Ainda na terça, o assessor de relações sindicais do estado, Francisco José Carlos, disse que, na realidade, o governo já reuniu-se com o Fórum das Entidades nos dias 29 de junho e 3 de julho, e que há outro encontro marcado para o dia 10, sexta-feira. “Apresentamos o quadro financeiro, eles tiveram condições de questionar isso. O governo não está se negando a negociar”.
Francisco salienta que o governo passa por um momento financeiro difícil, com redução de receita, e que, após a reunião de sexta, as reivindicações continuam sendo avaliadas e a proposta do governo para a pauta, em geral, será construída ao longo das negociações.
Sobre a assembleia e a possibilidade de greve, o governo diz, em nota, que “vale ressaltar que os movimentos sindicais são legítimos e parte do processo democrático, desde que respeitem à lei e não prejudiquem a população”.
Fonte: G1-ES