SAÚDE

Sesa inicia programa de entrega de óculos a usuários do CRE

Sesa inicia programa de entrega de óculos a usuários do CRE do município de São Mateus

Em 27/09/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

Nesse primeiro atendimento, 40 pacientes dos municípios de Pinheiros e de Boa Esperança que estão aptos a receber os óculos estiveram no CRE para apresentar os exames e escolher o modelo.

A Superintendência Regional de Saúde Norte deu início ao atendimento pelo Programa de Órtese e Prótese Oftalmológica da Secretaria da Saúde (Sesa), no Centro Regional de Especialidades (CRE), localizado em São Mateus. Desde a última semana, pacientes oftalmológicos que moram na região Norte do Espírito Santo terão acesso a óculos gratuitamente.

Nesse primeiro atendimento, 40 pacientes dos municípios de Pinheiros e de Boa Esperança que estão aptos a receber os óculos estiveram no CRE para apresentar os exames e escolher o modelo. Depois de pronto, o Centro Regional de Especialidades vai entrar em contato com o paciente para que busque os óculos. As ações vão acontecer ao menos uma vez por mês e a próxima será no dia 02 de outubro.

>> Especialistas sugerem vacinação em escolas para maior adesão

O início do programa em São Mateus, de acordo com o superintendente da região Norte, Edilson Monteiro, faz parte das ações de descentralização da saúde promovidas pela Sesa. Até então, o serviço só era oferecido no CRE Metropolitano, em Cariacica.

“Essas ações são possíveis graças à sensibilidade e ao compromisso do Governo do Estado para a garantia e ampliação dos serviços de saúde disponibilizados para a população capixaba em todas as regiões de saúde. A descentralização dos serviços para mais perto do cidadão é uma determinação e cobrança diária do governador Renato Casagrande”, pontuou Edilson Monteiro.

Uma das pacientes que teve acesso aos óculos de forma gratuita foi a auxiliar de serviços gerais Cecília Morosini dos Santos, de 56 anos. Ela tem glaucoma e, por causa da doença, enxerga apenas 57% pelo olho esquerdo. 

“Fiz todas as consultas e exames pelo Saúde Fácil, em Conceição da Barra, e só tenho a agradecer ao Programa. Os meus óculos custam na faixa de R$ 1.800 e fazia porque tinha que fazer”, disse.

Como ter acesso ao Programa na Região Norte de Saúde

Para ter acesso ao Programa de Órtese e Prótese Oftalmológica, o paciente deve ter a prescrição para o uso de óculos fornecida por um oftalmologista do Sistema Único de Saúde (SUS), emitida no prazo máximo de seis meses. Depois disso, o interessado deve procurar a Unidade de Saúde de referência no seu município para fazer o agendamento com os documentos, conforme listados abaixo:

- Cartão do SUS

- Documento de identidade;

- Comprovante de residência em nome do paciente. Se for em nome do cônjuge, anexar certidão de casamento;

- Caso more de aluguel ou casa de terceiros, anexar uma declaração simples do proprietário, atestando a moradia ou uma declaração emitida pela Unidade de Saúde ou Centro de Referência de Assistência Social (Cras);

- Certidão de nascimento e RG do responsável (em caso de menores de idade e pessoas com deficiência). (As informações são da Sesa) 

Leia também:

Especialistas sugerem vacinação em escolas para maior adesão
Prefeitura de Aracruz reduz fila de espera em cirurgias
Governo quer passar a produzir 70% dos insumos em saúde
Anvisa torna fixo a entrega de remédio controlado em casa
PNI vai além de vacinas e inclui até soros antiofídicos
US de Viana oferta atendimento em horário estendido
Anvisa aprova novo medicamento contra diabetes tipo 2
PNI busca padronizar plataformas de dados de vacinação
Serra abre novas vagas para vacinação nesta segunda (25)
Vila Velha terá dois postos de vacinação neste sábado (23)
Parceria com Apae Serra amplia o número de atendimentos

TAGS:
SESA | ENTREGA | ÓCULOS | USUÁRIOS | CRE | SÃO MATEUS