SAÚDE
Sesi Saúde inaugura nova unidade em Laranjeiras, Serra(ES).
O início da expansão das atividades será no dia 16 de julho.
Em 09/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Já tem data marcada a inauguração da primeira unidade do Sesi Saúde fora de Vitória. O início da expansão das atividades será no dia 16 de julho, em Laranjeiras, na Serra. Com investimento na ordem de R$ 860 mil, a nova unidade deve realizar cerca de 106 mil atendimentos aos trabalhadores da indústria por ano no local. Os municípios de Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim devem receber uma unidade do Sesi Saúde até o começo de 2016.
Vale destacar que o município de Serra concentra cerca de 17% de todas as indústrias do Estado do Espírito Santo (dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento – Sedes, 2014). A nova unidade do Sesi Saúde, portanto, se insere num universo de cerca de 1,6 mil indústrias e seus quase 40 mil trabalhadores (dados do Ideies/Findes – 2013).
A unidade de Laranjeiras funcionará no Edifício Ative Centro Empresarial (salas 615 e 630, 6. andar) que fica na Rua Eudes Scherrer de Souza, n.º 975, Parque Residencial Laranjeiras (em frente ao Terminal de Laranjeiras).
Especialidades oferecidas:
Consultas ocupacionais; consultas de especialidades médicas (cardiologista e oftalmologista); especialidades terceirizadas (exames radiológicos, ortopedia, pneumologia e otorrino); audiometria; espirometria; acuidade visual; eletrocardiograma; análises clínicas (hematologia, imuno-hematologia, bioquímica, entre outros); odontologia (endodontia, periodontia e odontopediatria) com restaurações, extrações; limpeza (profilaxia e tartarotomia) e canal.
Produtividade e competitividade
De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria – CNI, as doenças ocupacionais – aquelas ocasionadas no ambiente de trabalho – representam cerca de 11% do custo da indústria, afetando diretamente na produtividade do trabalhador, o que contribui para a perda de competitividade das empresas. A iniciativa do Sistema Findes com a construção de novas unidades do Sesi Saúde vai ao encontro dos objetivos da entidade em aumentar a competitividade das indústrias capixabas.
"Produtividade e competitividade são palavras essenciais para a indústria brasileira. Muito se fala sobre investimentos em infraestrutura, mas é preciso lembrar que a qualidade de vida do trabalhador é parte fundamental nesse processo. Garantir profissionais motivados e valorizados é o mesmo que estimular a inovação no ambiente de trabalho”, destaca o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, sobre a iniciativa de se ampliar o número de unidades do Sesi Saúde.
“Depois de ouvir as demandas dos industriais do Estado, o Sistema Findes deu atenção especial à saúde dos profissionais que atuam no setor produtivo, levando para o município da Serra uma unidade do Sesi Saúde. Três cidades do interior (Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Colatina) também serão contempladas com a expansão, totalizando um investimento de R$ 23 milhões em 2015 em todo o segmento de segurança e saúde do trabalho, a fim de criarmos uma indústria mais saudável e produtiva em todo o Espírito Santo", finaliza Marcos Guerra.
Fonte: Findes