SAÚDE

Setembro Amarelo: cuidado com a saúde será tema de palestra

Cuidado com a saúde mental será tema de palestra para profissionais da saúde em Vila Velha

Em 09/09/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Freepik

Para falar sobre o tema foram convidadas Alexandra Iglesias, Doutora em Psicologia e professora da UFES,  e a Mestre em Psicologia e Pós-graduada  em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Amanda Andreatta Roffes. 


Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha promove, nesta terça-feira (10/09), no auditório do Centro Municipal de Atenção Secundária, uma palestra sobre a importância da saúde mental, que vai acontecer em dois momentos, às 8h e às 13 horas. O público-alvo da iniciativa, em alusão ao Setembro Amarelo,  são as equipes multiprofissionais das Unidades de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial e outros equipamentos da rede de saúde da cidade. 

>> Hospitais filantrópicos fazem internações de alta complexidade

Tarciana Martins, gerente dos Serviços da Atenção Especializada da Secretaria de Saúde de Vila Velha, explica que o Setembro Amarelo é uma campanha nacional voltada para a conscientização sobre a prevenção do suicídio. E reforça que é fundamental que os profissionais da saúde estejam sempre em alerta para as questões voltadas para a saúde mental, tanto para para o autocuidado quanto para o olhar atencioso em relação à população.

Para falar sobre o tema foram convidadas Alexandra Iglesias, Doutora em Psicologia e professora da UFES,  e a Mestre em Psicologia e Pós-graduada  em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Amanda Andreatta Roffes. 

A palestra está sendo organizada pela Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Vila Velha.

Apoio em Vila Velha

Na cidade, as Unidades de Saúde são a porta de entrada para o morador que busca apoio. É nelas que acontecem o primeiro acolhimento e o agendamento para o início do acompanhamento e, se a equipe multiprofissional entender que é um transtorno grave persistente, há o encaminhamento para o Centro de Atenção Psicossocial de Vila Velha (Caps).

No Caps, o atendimento é feito por uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeuta ocupacional, farmacêutico, médicos e auxiliares de enfermagem. No caso de necessidade de internação, a Secretaria de Saúde de Vila Velha tem parceria com o Governo do Estado que regula e disponibiliza as vagas para as internações.

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram 
Hospitais filantrópicos fazem internações de alta complexidade
Fiocruz alerta para aumento de casos de covid-19 no país
Vacinação sem agendamento na Glória neste sábado (7)
SUS passará a custear novo remédio para neuroblastoma
Casos de mpox no Brasil este ano já superam o total de 2023
Vitória assina oferta de consultas em neruologia e psiquiatria
Como proteger a saúde diante da fumaça de queimadas
Setembro Safira alerta para os cuidados com lentes de contato
Fila para transplantes de córnea no país triplica em 10 anos

TAGS:
SETEMBRO AMARELO | CUIDADO | SAÚDE MENTAL | PALESTRA | VILA VELHA