ECONOMIA CAPIXABA
Setor de serviços capixaba cresceu mais que a média nacional
Movimentação do setor de serviços do Espírito Santo tem se destacado entre demais estados.
Em 17/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Espírito Santo está em 4º no ranking brasileiro nessa atividade. Estudo aponta que segmento cresceu 6% ao comparar agosto deste ano com o mesmo mês de 2023
A movimentação do setor de serviços do Espírito Santo tem se destacado entre os estados brasileiros e está acima da média nacional. Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) aponta que o volume de atividades alcançou 114,3 pontos em agosto, enquanto o índice do país ficou em 105,9. Ao comparar o mês com o mesmo período do ano passado, o serviços capixabas cresceram 6%. Esse resultado é maior que o nacional, em que houve aumento de 1,7%.
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No ranking brasileiro, o setor de serviços do estado ficou em 4º lugar em agosto, atrás apenas de Tocantins (118,4), Paraná (115,8) e Santa Catarina (115,4). As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na variação mensal, enquanto o Espírito Santo registrou queda de 0,7%, o Brasil caiu 0,4%. Porém, a coordenadora do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, explica que o desempenho capixaba ainda está em um patamar elevado, com uma trajetória de crescimento no ano.
“A posição de destaque do Espírito Santo pode ser resultado da diversificação do setor e da capacidade de adaptação às mudanças econômicas, consolidando-o como uma referência.”
A coordenadora reforça que uma das explicações do bom desempenho é o comércio eletrônico. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o setor de e-commerce deve movimentar mais de R$ 205 bilhões em 2024, um crescimento de 10%.
“O aumento da demanda por serviços logísticos e transporte de mercadorias pode estar ligado ao crescimento das compras on-line. Além disso, a demanda por frete aéreo subiu 80% nos últimos três anos. Isso demonstra o quanto a logística tem sido importante para manter a eficiência e a competitividade das empresas que atuam no comércio eletrônico.”
Ao avaliar cada segmento da PMS, verifica-se que o destaque foi o grupo “Outros serviços”, que abrange consultoria, gestão de resíduos, aluguel de bens móveis e reparação de veículos, com crescimento de 21,1% ao comparar agosto deste ano com o mesmo mês de 2023. Outro item que se sobressai é o de transportes – seja de carga ou passageiros –, serviços auxiliares aos transportes e correios, com 16,3% de aumento. (Por Kelly Kalle/AsImp)
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