EDUCAÇÃO

Sinepe-ES premia as melhores iniciativas da educação privada

A 17ª edição do Sinepe em Ação reconheceu o talento e a dedicação das instituições de ensino.

Em 19/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Jefferson Rocio Fotografia/Divulgção(By Sinepe-ES)

Sinepe em Ação reconheceu projetos inovadores de instituições de ensino nas categorias Educação Infantil, Educação Básica e Ensino Superior. Atividades ajudaram a transformar a vida de alunos e comunidades, além do meio ambiente.

Há projetos que ensinam muito além do currículo: transformam culturas, fortalecem comunidades, despertam novos olhares e mudam realidades inteiras. Assim foi a essência da 17ª edição do Sinepe em Ação, que reconheceu o talento e a dedicação das instituições de ensino particulares do Espírito Santo. Os vencedores de 2025 mostraram que, quando a educação escolhe inovar com propósito, os resultados ultrapassam muros, inspiram outras escolas e impactam positivamente toda a comunidade escolar e o meio ambiente. A premiação foi realizada na última semana, durante evento de confraternização do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), no Le Buffet Master, em Vitória.

Entre os destaques da Educação Infantil, a Idade Criativa conquistou o 1º lugar com o projeto “É para cuidar. É para salvar! Fauna e flora brasileira”. A iniciativa nasceu do olhar atento das próprias crianças diante das notícias sobre incêndios florestais no país. A proposta envolveu pesquisa, visitas pedagógicas e atividades interdisciplinares sobre o meio ambiente, despertando desde cedo a consciência ecológica e o senso de pertencimento à natureza.

A diretora pedagógica Alessandra Salazar Paganoto contou que recebeu a notícia com emoção.

“Olhei para o céu, agradeci muito e disse ao presidente do Sinepe que ele me deu uma notícia linda. Essa premiação é das crianças e do empenho da equipe Idade Criativa.”

Dividindo o topo do pódio, o Centro Educacional Mundo do Saber também conquistou o 1º lugar com o projeto “Cada parte conta: Do aproveitamento ao combate à fome”. A iniciativa promoveu a conscientização sobre o uso integral dos alimentos e o combate ao desperdício, envolvendo oficinas, rodas de conversa e campanhas solidárias. As ações integraram educação alimentar, sustentabilidade e solidariedade.

As gestoras Bianca Figueiredo e Sueveli Lucia Souza Martins celebraram.

“Foi como ver todo o trabalho, o empenho da equipe e o amor que colocamos diariamente na escola ganharem forma e reconhecimento. Meu coração se encheu de orgulho, não apenas pelo prêmio, mas por saber que construímos isso juntos, com dedicação, propósito e compromisso com a infância”, declarou Bianca.

O 2º lugar ficou com o Centro Educacional Viver, com o projeto “Viver capixaba e a apreciação da nossa biodiversidade”, e o 3º lugar com o Mundo Ciranda Educação Infantil, com “Sentimentos e virtudes na infância”.

Na Educação Básica, o grande vencedor foi o Colégio Marista Colatina, com o projeto “Repelente natural de citronela — Solidário e sustentável”. A proposta mobilizou cerca de 350 pessoas entre estudantes e colaboradores para cultivar citronela, produzir repelentes naturais e distribuí-los a famílias em vulnerabilidade social. 

O diretor-geral, José Leonardo dos Santos Borba, dlembrou que o trabalho sensível do professor Rafael Rosa foram fundamentais.

“Esse reconhecimento reforça nosso compromisso com a casa comum e a sustentabilidade. O protagonismo dos estudantes e o trabalho sensível do professor Rafael Rosa foram fundamentais. Pude perceber o quanto essa iniciativa fortaleceu valores essenciais: a solidariedade, o compromisso com a saúde pública, o protagonismo juvenil e a consciência ambiental.”

O 2º lugar ficou para a Fundação São João Batista, com “#EmpatiaEmAção: Por uma escola sem bullying”. A Escola da Ilha alcançou o 3º lugar com “Atualidades: Sintonia entre estudante, escola e o mundo real”.

No Ensino Superior, a vencedora foi a Universidade Vila Velha (UVV), com o projeto “Cinema Comunitário no Instituto GG5”, no qual foi elaborado e executado um cinema comunitário no bairro Terra Vermelha. O espaço, inaugurado em fevereiro deste ano, hoje recebe eventos, oficinas e apresentações culturais, fortalecendo o desenvolvimento social e urbano da região. 

A reitora, Denise Coutinho Endringer, descreveu a alegria da conquista. “A premiação reforça que transformar conhecimento em inovação e inovação em transformação social é o propósito da UVV. Criamos um ambiente multicultural vivo, que já está sendo replicado pela própria comunidade”.

O 2º lugar foi dividido entre a Emescam, com “Sal e Luz”, e a UNESC, com “Núcleo Rondon: a extensão universitária transformando comunidades”. O 3º lugar ficou com a Emescam, com o projeto “Juntos pela Mama”.

Na categoria Hors Concours, o destaque foi o Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE), com o projeto “Árvore do Consumo Consciente”, uma iniciativa que há 15 anos forma agentes ecológicos, promove cidadania e reforça a responsabilidade ambiental. Essa categoria é destinada a projetos premiados três vezes e que retornam com inovações e melhorias.

Para o presidente do Sinepe-ES, Moacir Lellis, o prêmio Sinepe em Ação reafirma o poder transformador da educação capixaba.

“O Sinepe em Ação nos emociona a cada edição porque revela o quanto nossas escolas têm contribuído para transformar realidades e desenvolver cidadãos críticos e criativos. São projetos que mostram o melhor da educação particular do Espírito Santo.”

Vencedores da 17º Sinepe em Ação 

CATEGORIA EDUCAÇÃO INFANTIL
1° LUGAR: Idade Criativa Educação Infantil
Projeto É para cuidar. É para salvar! Fauna e flora brasileira

1° LUGAR: Centro Educacional Mundo do Saber
Projeto Cada parte conta: Do aproveitamento ao combate à fome

2° LUGAR: Centro Educacional Viver
Projeto Viver capixaba e a apreciação da nossa biodiversidade

3° LUGAR: Mundo Ciranda Educação Infantil
Projeto Sentimentos e virtudes na infância - Um caminho para a convivência saudável!

CATEGORIA EDUCAÇÃO BÁSICA
1° LUGAR: Colégio Marista Colatina
Projeto Repelente natural de citronela - Solidário e sustentável

2° LUGAR: Fundação São João Batista
Projeto #EmpatiaEmAção: Por uma escola sem bullying

3° LUGAR: Escola da Ilha
Projeto Atualidades: Sintonia entre estudante, escola e o mundo real

CATEGORIA ENSINO SUPERIOR
1° LUGAR: Universidade Vila Velha (UVV)
Projeto Cinema Comunitário no Instituto GG5

2° LUGAR: Emescam
Projeto de Extensão Sal e Luz: Trazendo sabor e iluminando vidas

2° LUGAR: UNESC
Projeto Núcleo Rondon UNESC: A extensão universitária transformando as comunidades

3° LUGAR: Emescam
Projeto de Extensão Juntos pela Mama

CATEGORIA HORS CONCOURS
1° LUGAR: IPE
Projeto Árvore do consumo consciente.
(Por Kelly Kalle/AsImp/C2)

Leia também:

Governo ES recebe mais 500 professores da Rede Estadual 
Vitória abre uma última pré-inscrição de 2025 para curso
Governo ES promove III Seminário de Práticas Exitosas
Férias escolares começam na próxima segunda-feira (22)
Linhares vai anunciar construção de escola em Povoação

ACESSE:
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET