MEIO AMBIENTE

SOS Abelhas: projeto engaja no cuidado com o meio ambiente

A formatura dos estudantes da capital que participam do projeto ocorreu nesta terça-feira.

Em 12/12/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: José Carlos Schaeffer/PMV

O projeto consiste num ciclo de aprendizado sobre a importância das abelhas para o equilíbrio dos ecossistemas e a promoção de práticas sustentáveis entre os estudantes.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Consciência ambiental e educação para a vida. A formatura dos estudantes da capital que participam do projeto "SOS Abelhas" ocorreu nesta terça-feira (10). Dessa vez, participaram estudantes da Emef Padre Anchieta, localizada  no bairro Ilha de Santa Maria, e da Emef Mauro Braga, do bairro Santa Tereza.

>> Brasil tem 95 milhões de hectares à espera de restauração

O projeto consiste num ciclo de aprendizado sobre a importância das abelhas para o equilíbrio dos ecossistemas e a promoção de práticas sustentáveis entre os estudantes, 

A iniciativa é  fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme), o Sicoob e o Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA). Agora, os alunos do 4º ano, das duas unidades, são Guardiões das Abelhas.

O projeto SOS Abelhas busca disseminar informações sobre a importância das abelhas para o equilíbrio ambiental, para a preservação das águas e para a nossa segurança alimentar. As escolas participantes envolvem os alunos em estudos a respeito do tema, com a criação de apresentações musicais, desenvolvimentos de jogos interativos, entre outras atividades. 

Durante a manhã em que os estudantes apresentaram o aprendizado desenvolvido no projeto, eles destacaram informações importantes sobre o tempo de vida das abelhas rainhas e operárias, a capacidade de uma colméia de abrigar abelhas e produzir mel, a quantidade de flores visitadas por abelhas, entre outros.

A coordenadora de Práticas Integradoras da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Maria Celeste Rocha, agradeceu os parceiros que possibilitaram a realização do programa nas unidades escolares e ressaltou a importância do SOS Abelhas para o futuro dos estudantes.

"As crianças são protagonistas neste dia tão especial, em que se tornam Guardiões das Abelhas. Que esse olhar siga encantando e ensinando a importância delas para o meio ambiente. A parceria da Seme a projetos como esse são de suma importância para o desenvolvimento da sustentabilidade e para o cotidiano futuro desses alunos", disse.

A diretora da Emef Padre Anchieta, Suelen Biazi, se disse orgulhosa do desenvolvimento dos alunos no projeto, pensando na escola como formadora para as próximas gerações.

"Como diretora, não poderia estar mais orgulhosa. Nossa unidade tem como missão formar cidadãos inteligentes e engajados com o meio ambiente e a sustentabilidade. E esse projeto é a maior prova que estamos no caminho certo", destacou.

A representante do Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA), Karina Nolasco, ressaltou que o projeto está apenas começando para os estudantes que se tornaram Guardiões das Abelhas nesta terça (10).

"O projeto não acaba hoje, com a formatura dos Guardiões das Abelhas. O projeto começa hoje, porque é um projeto de vida. Cada um dos alunos vai multiplicar o que aprenderam para muitas pessoas, ensinando porque as abelhas são importantes para o meio ambiente", pontuou.

Já a representante do Sicoob, Carla Dornelles, destacou a importância da parceria e de projetos como esse no desenvolvimento dos jovens para o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade.

"Gostaríamos de agradecer a Prefeitura de Vitória, que é parceira nesse projeto que tem como objetivo a educação ambiental e a preservação do meio ambiente. Gostaria de agradecer também às Emefs Mauro Braga e Padre Anchieta que abraçaram o projeto, aos pais e responsáveis pelo comprometimento e participação dos filhos, e por fim, um agradecimento especial aos alunos que se dedicaram no SOS Abelhas. Eles são os verdadeiros protagonistas e o futuro da preservação ambiental", finalizou.

Ao fim das apresentações, todos os alunos participantes receberam a medalha de Guardião das Abelhas, levando o compromisso de seguir disseminando informações importantes para a preservação do meio ambiente. (Secom/PMV)

Leia também:

Brasil tem 95 milhões de hectares à espera de restauração
Casa Mar: PMV lança único hub de pesquisas marinhas do país
Estudantes de Porto Canoa vão plantar árvores no parque linear
Marina reforça necessidade de avanço de financiamento
Aracruz é destaque nas cidades que mais reflorestaram
Sábado terá evento sobre preservação de espécies marinhas
Brasil é segundo país a entregar meta de emissões na COP29
Plano Diretor de Arborização Urbana começa a ser elaborado

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET