CENÁRIO EMPREENDEDOR
Sua empresa se preocupa em treinar o funcionário?
É um processo que impacta positivamente, além de simples é barato.
Em 20/02/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O cliente externo é, sem dúvida, o termômetro que sinaliza para as organizações se os negócios estão indo bem ou não. Afinal, quando ele está satisfeito com ofertas de bom ambiente, produtos e serviços diferenciados, é sinal de que a empresa terá lucro e certamente aumentará seu “market share”(participação no mercado).
Tenho visto muitas empresas – ou melhor, empresários – jogando montantes em dinheiro pelos ralos, adotando estratégias superficiais na tentativa de fidelizar e encantar o cliente, se esquecendo de fazer o simples.
Ora, encantar um cliente não é tarefa tão difícil assim. Agora, cá entre nós, fidelizar é uma missão impossível, se levarmos em consideração o cenário de inovações e mudanças acontecendo neste universo de alternativas, ofertas e oportunidades batendo à porta e ouvidos do cliente a todo instante.
Além disto, não se pode esquecer de que há outro ponto extremante relevante nas organizações: o funcionário. Se ele não recebe a atenção e a valorização necessárias da parte da empresa ao ponto de inspirá-lo a assumir o compromisso, comprar a idéia do negócio, além de "vestir e suar a camisa", as consequências certamente serão desastrosas.
Existe uma regra nos negócios que define bem isto: “Se o empresário não tiver a competência de estabelecer um ambiente saudável, fazendo com o que funcionário seja um aliado/parceiro, não o tenha como inimigo.”
A estratégia mais eficaz é aquela bem planejada, com ações que orientam para investimentos em treinamentos permanentes, na busca pelo conhecimento, boa comunicação e construção de relacionamento de confiança, como pilares que sustentam o processo de troca, cuja proposta é sempre entregar aquilo que prometeu, no tempo certo e valor justo, permitindo que as partes envolvidas se beneficiem por muito mais tempo.
Isto é “lealdade.” É um processo que impacta positivamente, além de simples é barato.
Autor:
Prof. José Luiz Mazolini
Sobre o autor:
É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista. www.mazoliniconsultoria.com.br e diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.