SAÚDE

UBS da Serra promove ação de prevenção à Hanseníase

UBS José de Anchieta realizará, quinta-feira (25), uma ação com diversos serviços de saúde.

Em 24/01/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Edson Reis/Secom-PMS

O evento acontece no espaço da Igreja Assembleia de Deus de Solar de Anchieta, das 9 às 13 horas. Na ocasião, será realizada uma roda de conserva sobre hanseníase para acolhimento e esclarecimento da comunidade.

O Janeiro Roxo é o período de conscientização sobre a hanseníase, além disso, o último domingo do mês é considerado o Dia Mundial da Hanseníase, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para chamar atenção da população para o assunto, a Unidade Básica de Saúde (UBS) José de Anchieta realizará, quinta-feira (25), uma ação com diversos serviços de saúde.

>> Vacina contra gripe e covid por livre demanda em Vila Velha

O evento acontece no espaço da Igreja Assembleia de Deus de Solar de Anchieta, das 9 às 13 horas. Na ocasião, será realizada uma roda de conserva sobre hanseníase para acolhimento e esclarecimento da comunidade.

Quem participar, também poderá se vacinar, realizar testes rápidos, receber orientação sobre Planejamento Familiar e Atividades Físicas, além de poder marcar preventivo.

Programa de Hanseníase

O objetivo do Janeiro Roxo é despertar a população para a prevenção e o início precoce do tratamento da doença visando a proteção do nervo. A Secretaria de Saúde da Serra oferta o Programa de Hanseníase nas seis Unidades Regionais de Saúde.

São elas: Valparaíso; Feu Rosa; Jacaraípe; Novo Horizonte; Serra Sede; e Serra Dourada. O serviço conta com equipe multiprofissional, formada por técnico de enfermagem, enfermeiro e dermatologista exclusivo para atendimento de pacientes do Programa.

Quem apresentar sinais e sintomas suspeitos deve procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Uma  das principais estratégias de detecção de casos é a busca ativa dos contatos de todos os pacientes confirmados com a doença, rastreando assim toda a família que teve convívio com o doente.

Sobre a hanseníase

A hanseníase é uma doença contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. Ela é transmitida de uma pessoa que possua a doença e não esteja em tratamento para outra pessoa que não possui a doença, principalmente através da respiração durante o convívio diário.O vírus possui período de incubação de até 20 anos.

Os principais sinais e sintomas de hanseníase são: manchas brancas ou avermelhadas dormentes; dor nos nervos dos braços, das mãos, das pernas ou dos pés; parte do corpo com formigamento ou dormência; caroços no corpo, ausência de dor em casos de queimaduras ou cortes nos braços, mãos, nas pernas e nos pés.

Serviço:

Janeiro Roxo na UBS José de Anchieta

Data: quinta-feira (25)

Horário: das 9 às 13 horas

Local: espaço da Igreja Assembleia de Deus. Rua Santa Catarina, nº 50, Solar de Anchieta. (Secom/PMS)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Vacina contra gripe e covid por livre demanda em Vila Velha
Vitória tem aumento de 44% em atendimentos odontológicos
Consultas dermatológicas em ação de combate à hanseníase
PMCI reforça combate à dengue com termonebulizadores
Serra abre novas vagas para vacinação nesta segunda (22)
Primeiras doses da vacina contra dengue chegam ao Brasil
Hospital Roberto Arnizaut Silvares terá novo Centro Cirúrgico
PMC: Fim de semana com vacinação no Shopping Moxuara
Saúde realiza mutirão de consultas e exames neste sábado (20)
Vacinação sem agendamento neste sábado (20) na Serra

TAGS:
UBS | SERRA | PREVENÇÃO | HANSENÍASE | AÇÃO