SAÚDE
Unidade de Saúde Ilha de Santa Maria inaugura Cantinho da Amamentação
Agora, mamães e bebês têm um lugar especial na Unidade de Saúde (US) Ilha de Santa Maria, Vitoria/ES.
Em 05/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Agora, mamães e bebês têm um lugar especial na Unidade de Saúde (US) Ilha de Santa Maria. Dentro das atividades da II Semana do Bebê, a US inaugurou, nesta quarta-feira (5), o "Cantinho da Amamentação", onde as mães podem amamentar seus bebês com mais conforto enquanto aguardam as consultas. No local, os profissionais de saúde aproveitam para passar orientações sobre a coleta e o armazenamento do leite materno.
Elas já usufruíram do espaço logo no primeiro dia. Para Dayselaine Almeida de Oliveira, mãe de Davi, de 5 anos, e de Lucas, de 3 meses, só o leite materno já bastou para criar seus filhos com saúde. "O Davi mamou até dois anos e o Lucas está se alimentando somente do meu leite".
Ayane Cristina Moura, mãe de Ana Julia, de 3 meses, ressalta a praticidade da amamentação. "Tenho bastante leite e não preciso preparar mamadeiras. Minha filha nunca teve uma gripe, e eu pretendo amamentar até suprir a necessidade dela".
Além da entrega do Cantinho da Amamentação, os pacientes que foram à unidade nesta manhã participaram de exercícios de alongamento. A professora de Educação Física do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) Liviane Cristina Marques Pimenta preparou uma série de exercícios para que todos pudessem relaxar.
Palestras
As palestras "Cuidados com o Bebê" e "Saúde Bucal", ministradas por profissionais da unidade de saúde, prenderam a atenção da plateia, que aproveitou para tirar dúvidas e até falar sobre experiências pessoais.
"A amamentação deve ser prazerosa, e os bebês não precisam de outro alimento até os seis meses de idade. O leite materno é completo e vem na temperatura ideal para seus filhos se alimentarem", disse a médica ginecologista da US Ângela Maria Rabbi.
Profissionais do Banco de Leite do Hospital da Polícia Militar (HPM), a tenente Sônia Bandeira Mota e a sargento Ivone Pinheiro da Costa mostraram como cuidar da saúde dos seios, como amamentar com conforto e como armazenar o leite materno de forma adequada. "Este ano, o tema central da Semana Mundial do Aleitamento Materno é focado para as mães que amamentam e trabalham fora, e o tema ainda chama a responsabilidade para toda a família e, principalmente, para os pais", revelou a tenente do HPM.
Mobilização
A Semana do Bebê, promovida pela Prefeitura de Vitória e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), tem o objetivo de mobilizar a população com foco na importância da primeira infância.
Todas as unidades de saúde (US) estão envolvidas no evento com ações de orientações, oficinas, palestras e inaugurações dos Cantinhos da Amamentação.
Até o dia 28, acontecerão, ainda, outras atividades visando mobilizar a sociedade para a importância dos primeiros anos de vida, que são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninos e meninas. Veja a programação completa.
O encerramento da II Semana do Bebê acontecerá no sábado (8), com o evento "Criança no Parque". A partir das 8 horas, mães, pais e filhos poderão aproveitar a programação no Parque Moscoso. Haverá tendas com serviços de saúde, educação, cidadania e assistência social, trânsito, cultura e atividades recreativas.
Fonte:PMV