SAÚDE

US realizam ações voltadas para saúde mental nesta sexta

Unidades de Saúde de Vila Velha realizam ações voltadas para saúde mental nesta sexta (10)

Em 09/01/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Designed by FREEPIK

A Unidade de Saúde de Paul vai realizar o “Dia da Auriculoterapia”, com a oferta desta técnica que, através da pressão em pontos específicos da orelha, trata e diagnostica problemas físicos, mentais e até emocionais.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

O Janeiro Branco é uma campanha nacional voltada para o alerta com os cuidados com a saúde mental e emocional da população por meio da prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.  Com o intuito de levar informações sobre o tema aos moradores, nesta sexta-feira (10), haverá atividades nas UBS de Paul e Dom João Batista. 

>> Saúde Tá On: programa realiza quase 65 mil agendamentos

A Unidade de Saúde de Paul vai realizar o “Dia da Auriculoterapia”, com a oferta desta técnica que, através da pressão em pontos específicos da orelha, trata e diagnostica problemas físicos, mentais e até emocionais. Serão atendidos 40 moradores de Paul, Argolas e Atalaia que sofram de ansiedade ou depressão, das 8 às 16 horas, e os interessados devem fazer o agendamento previamente.
 
Já na Unidade de Saúde de Dom João Batista haverá, às 9 horas, um encontro com o grupo de mulheres, que será conduzido por uma equipe multiprofissional que vai abordar o tema “Importância de cuidar da saúde mental e emocional”. Também vai acontecer uma palestra ministrada por uma farmacêutica com o intuito de informar sobre o uso correto de medicações. Não há necessidade de agendamento prévio.
 
Apoio em Vila Velha

Na cidade, as Unidades de Saúde são a porta de entrada para o morador que busca apoio psicológico. É nelas que acontecem o primeiro acolhimento e o agendamento para o início do acompanhamento e, se a equipe multiprofissional entender que é um transtorno grave persistente, há o encaminhamento para o Centro de Atenção Psicossocial de Vila Velha (Caps).
 
No Caps, o atendimento é feito por uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeuta ocupacional, farmacêutico, médicos e auxiliares de enfermagem. No caso de necessidade de internação, a Secretaria de Saúde de Vila Velha tem parceria com o Governo do Estado que regula e disponibiliza as vagas para as internações. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Saúde Tá On: programa realiza quase 65 mil agendamentos
Sete motivos para começar 2025 com a vacinação em dia
Farmácia Cidadã de Cariacica agora funciona no Faça Fácil
Vitória abre 4,1 mil vagas para vacinação com agendamento
Dengue: Vitória realiza 1º mutirão do ano em Santo Antônio
Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal
Viana promove ações de conscientização sobre saúde mental
Campanha Janeiro Branco alerta para cuidados com saúde mental

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET