MEIO AMBIENTE

Usina da Global Carbon é inaugurada no Espírito Santo

A Global Carbon é a primeira Usina de Tratamento Termoquímico de Resíduos Plásticos do ES.

Em 21/02/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Mateus Fonseca/Divulgação/Governo do Espírito Santo

A Global Carbon chega ao Espírito Santo como um modelo de tecnologia limpa e eficiência na gestão de resíduos, reafirmando o compromisso do Estado com o futuro sustentável e com o avanço da economia circular.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Nesta última quinta-feira (20), foi inaugurada a Global Carbon, da Marca Ambiental, a primeira Usina de Tratamento Termoquímico de Resíduos Plásticos do Espírito Santo. O empreendimento representa um avanço significativo na gestão de resíduos industriais no Espírito Santo, transformando materiais como plásticos e borrachas em produtos de valor agregado, como óleo combustível e carvão. A cerimônia contou com as presenças do governador Renato Casagrande, e do secretário de Estado de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal.

>> Vitória ganha novo Centro de Educação Ambiental no Horto

A iniciativa reforça o compromisso com a sustentabilidade e o beneficiamento do lixo, reduzindo o impacto ambiental desses materiais, que podem levar até 500 anos para se decomporem na natureza.


Para Sérgio Vidigal, é possível aliar inovação, crescimento econômico e responsabilidade ambiental. Foto: Mateus Fonseca/Divulgação/Governo do Espírito Santo

O Brasil é o maior produtor de plásticos da América Latina, de acordo com dados do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA). As estatísticas mostram que aproximadamente 500 bilhões de itens plásticos descartáveis são produzidos a cada ano, o que faz do país o quarto maior produtor do mundo, tornando fundamental a adoção de soluções inovadoras para minimizar os impactos desse tipo de resíduo.

Empregos

Além dos ganhos ambientais, a nova usina contribuirá para a geração de empregos e para o fortalecimento da economia local, posicionando o Espírito Santo como referência em tecnologias sustentáveis para o setor industrial.

Para o secretário Sérgio Vidigal, o projeto representa um importante passo na busca por um desenvolvimento mais equilibrado.

“A inauguração desta usina mostra que é possível aliar inovação, crescimento econômico e responsabilidade ambiental. Estamos transformando um problema em oportunidade, gerando emprego e promovendo a sustentabilidade. Tudo isso reforça que o nosso setor produtivo acredita no Espírito Santo e que o nosso Estado não está preocupado apenas com o presente, mas também com as gerações futuras.”

A Global Carbon chega ao Espírito Santo como um modelo de tecnologia limpa e eficiência na gestão de resíduos, reafirmando o compromisso do Estado com o futuro sustentável e com o avanço da economia circular.

Leia também:

Vitória ganha novo Centro de Educação Ambiental no Horto
Meio Ambiente fará uso de drones para ações de fiscalização 
O mês de Janeiro de 2025 foi o mês mais quente do planeta
Presidente da COP30 quer montar força-tarefa para o clima
Equipes de fiscalização da Prefeitura desmontam invasão
Praias de Vitória recebem ações de conscientização ambiental
Lula escolhe André Corrêa do Lago para presidência da COP30
Fiscalização apreende 27 pássaros silvestresaves na Serra

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET