MEIO AMBIENTE
Praias de Vitória recebem ações de conscientização ambiental
As ações realizadas pelo Instituto Últimos Refúgios na Ilha do Frade, Guarderia e Jurema.
Em 27/01/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Entre os dias 25 de janeiro e 23 de fevereiro, sempre aos sábados e domingos, por volta das 13h, serão realizadas dez ações de conscientização sobre a importância da limpeza das praias para a biodiversidade e a conservação do meio ambiente.
As areias das praias da Ilha do Frade, Guarderia e Curva da Jurema serão o palco da campanha ecológica “Ecolé: feito por você!”, uma iniciativa divertida e interativa de sensibilização ambiental desenvolvida e realizada pelo Instituto Últimos Refúgios. Começaram no último sábado (25) e seguirão até o dia 23 de fevereiro, sempre aos sábados e domingos, por volta das 13h, as dez ações de conscientização sobre a importância da limpeza das praias para a biodiversidade e a conservação do meio ambiente, especialmente na Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas, em Vitória.
>> Brasil registra em 2024 aumento de 79% de áreas queimadas
Segundo Raphael Gaspar, diretor de Projetos do Instituto, o objetivo é difundir a mensagem de que uma praia limpa é fundamental para a vida das espécies que têm o mar e a areia como habitat natural, como peixes, guruçá, arraias, golfinhos e tartarugas.
“Muitas pessoas passam o dia na praia e acabam deixando resíduos, o que incomoda quem frequenta o local e ainda causa diversos malefícios para o meio ambiente. Com a campanha Ecolé, queremos chamar a atenção das pessoas e convidá-las a também proteger todo o ecossistema dessa área de preservação."
Para comunicar essa mensagem, o Instituto Últimos Refúgios aposta em uma abordagem humorística e, de certa forma, irônica. Um grupo de atores vai interagir com os frequentadores das praias e oferecer itens produzidos com os resíduos deixados nas areias: sacolas e garrafas plásticas, guimbas de cigarro, palito de picolé, embalagens, etc.
A campanha “Ecolé: feito por você” faz parte do projeto “Ecofrade”. Foto: Divulgação/Instituto Últimos Refúgios/(edição 2024)
Ainda segundo Raphael, o pequeno teatro é uma forma diferente e todos riem e se divertem, principalmente as crianças, mas captam a mensagem, que é o objetivo principal.
“Esse pequeno teatro é uma forma diferente, não convencional, e leve de falar com as pessoas sobre esse assunto tão sério da conservação ambiental, que também se conecta com a responsabilidade socioambiental da prática da coleta seletiva. Realizamos essa ação em 2024 e tivemos resultados muito positivos. As pessoas pensam que os atores são vendedores, interagem normalmente, se incomodam com os itens mostrados e acabam refletindo sobre o tema. No final, todos riem e se divertem, principalmente as crianças, mas captam a mensagem, que é o objetivo principal.”
A campanha “Ecolé: feito por você” faz parte do projeto “Ecofrade”, que visa o desenvolvimento da coleta seletiva na Ilha do Frade em parceria com a Associação de Moradores, Proprietários e Amigos da Ilha do Frade (Samifra), e com a participação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv).
De acordo com Talita Guimarães Fonseca de Pinho, presidente da Samifra, as ações permitem, de uma forma lúdica e impactante, dar para as pessoas acesso real ao problema de deixar o lixo dela na praia. Nossos garis trabalham muito, mas os usuários precisam entender que, ao deixar o lixo na areia, estão sujando o próprio quintal. De forma muito clara, as ações vão comunicar isso, mostrando um picolé feito de resíduos. É importante entender que esse comportamento prejudica os animais marinhos e a própria saúde”, comenta Talita.
O projeto Ecofrade é fruto de uma parceria entre o Instituto Últimos Refúgios, a Associação de Moradores, Proprietários e Amigos da Ilha do Frade (SAMIFRA) e a empresa Vale, com apoio da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de Vitória.
Saiba mais sobre a campanha Ecolé e o projeto Ecofrade em https://youtu.be/c6nfNQNvrkA?feature=shared e https://www.ultimosrefugios.org.br/single-post/projeto-ecofrade-coleta-seletiva.
Cronograma preliminar de ações (sempre a partir das 13h)
Obs.: Pode ter alterações de locais
25/1 – Ilha do Frade
26/1 - Guarderia
1/2 – Curva da Jurema
2/2 - Ilha do Frade
8/2 - Guarderia
9/2 - Curva da Jurema
15/2 - Ilha do Frade
16/2 - Guarderia
22/2 - Curva da Jurema
23/2 - Ilha do Frade.
Sobre o Últimos Refúgios:
O Instituto Últimos Refúgios é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua nas áreas ambiental e cultural relacionadas à conservação de espécies e ambientes, principalmente no Espírito Santo. Aposta na educação ambiental para equilibrar a relação entre as pessoas e a natureza. (Por Denise Klein/AsImp)
Leia também:
> Brasil registra em 2024 aumento de 79% de áreas queimadas
> Lula escolhe André Corrêa do Lago para presidência da COP30
> Fiscalização apreende 27 pássaros silvestresaves na Serra
> Análises indicam praias de Guarapari próprias para banho
> Praia Limpa conscientiza sobre a educação ambiental
> Capixabas visitam Belém, cidade que será sede da COP 30
> País produz 77 bilhões de litros de biodiesel em 20 anos
> Conferência mobiliza juventude para discutir futuro sustentável
> Ministério abre consulta para plano da Mata Atlântica
> Coleta de resíduos eletrônicos reduz o impacto ambiental
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET