MEIO AMBIENTE
Análises indicam praias de Guarapari próprias para banho
Relatório revelou que as praias de Guarapari apresentaram resultados abaixo de 1.000NMP/100 ml.
Em 21/01/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Segundo a secretária de Meio Ambiente de Guarapari, Vanessa Secato, as análises periódicas permitem garantir que as águas das praias estejam dentro dos padrões exigidos para o banho.
Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
A primeira análise de balneabilidade das praias de Guarapari em 2025 já foi realizada, e as praias mais frequentadas da cidade estão próprias para banho. A confirmação vem do Relatório Técnico nº 01/2025, divulgado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
>> Praia Limpa conscientiza sobre a educação ambiental
A análise, conduzida pela empresa Agrolab, focou na presença de coliformes termotolerantes nas águas de 16 praias do município. O objetivo foi verificar se os níveis dessas bactérias estavam dentro dos padrões estabelecidos pela legislação brasileira para águas de banho, conforme a Resolução CONAMA nº 274/2000, que estabelece que a água de praias deve conter até 1.000 NMP (número mais provável) de coliformes termotolerantes por 100 ml.
O relatório
As amostras foram coletadas no dia 7 de janeiro de 2025 e analisadas até o dia 9 do mesmo mês. O relatório revelou que todas as praias de Guarapari apresentaram resultados abaixo do limite de 1.000 NMP/100 ml, o que atesta a qualidade da água para banhistas.
Segundo a secretária de Meio Ambiente de Guarapari, Vanessa Secato, as análises periódicas permitem garantir que as águas das praias estejam dentro dos padrões exigidos para o banho.
"As análises periódicas permitem garantir que as águas das praias estejam dentro dos padrões exigidos para o banho, minimizando o risco de doenças relacionadas à contaminação da água. E com o monitoramento constante da qualidade da água, ajuda a identificar possíveis fontes de contaminação e a adotar medidas corretivas rapidamente. Isso é essencial para proteger a saúde da população e dos turistas, evitando surtos de doenças."
A Prefeitura de Guarapari reforça seu compromisso com a preservação ambiental e a segurança das praias, através de monitoramento contínuo e ações voltadas para o bem-estar da população e dos turistas.
Leia também:
> Praia Limpa conscientiza sobre a educação ambiental
> Capixabas visitam Belém, cidade que será sede da COP 30
> País produz 77 bilhões de litros de biodiesel em 20 anos
> Conferência mobiliza juventude para discutir futuro sustentável
> Ministério abre consulta para plano da Mata Atlântica
> Coleta de resíduos eletrônicos reduz o impacto ambiental
> Brasil tem 95 milhões de hectares à espera de restauração
> SOS Abelhas: projeto engaja no cuidado com o meio ambiente
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET