MEIO AMBIENTE

Análises indicam praias de Guarapari próprias para banho

Relatório revelou que as praias de Guarapari apresentaram resultados abaixo de 1.000NMP/100 ml.

Em 21/01/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapari

Segundo a secretária de Meio Ambiente de Guarapari, Vanessa Secato, as análises periódicas permitem garantir que as águas das praias estejam dentro dos padrões exigidos para o banho. 


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A primeira análise de balneabilidade das praias de Guarapari em 2025 já foi realizada, e as praias mais frequentadas da cidade estão próprias para banho. A confirmação vem do Relatório Técnico nº 01/2025, divulgado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

>> Praia Limpa conscientiza sobre a educação ambiental

A análise, conduzida pela empresa Agrolab, focou na presença de coliformes termotolerantes nas águas de 16 praias do município. O objetivo foi verificar se os níveis dessas bactérias estavam dentro dos padrões estabelecidos pela legislação brasileira para águas de banho, conforme a Resolução CONAMA nº 274/2000, que estabelece que a água de praias deve conter até 1.000 NMP (número mais provável) de coliformes termotolerantes por 100 ml.

O relatório

As amostras foram coletadas no dia 7 de janeiro de 2025 e analisadas até o dia 9 do mesmo mês. O relatório revelou que todas as praias de Guarapari apresentaram resultados abaixo do limite de 1.000 NMP/100 ml, o que atesta a qualidade da água para banhistas. 

Segundo a secretária de Meio Ambiente de Guarapari, Vanessa Secato, as análises periódicas permitem garantir que as águas das praias estejam dentro dos padrões exigidos para o banho. 

"As análises periódicas permitem garantir que as águas das praias estejam dentro dos padrões exigidos para o banho, minimizando o risco de doenças relacionadas à contaminação da água. E com o monitoramento constante da qualidade da água, ajuda a identificar possíveis fontes de contaminação e a adotar medidas corretivas rapidamente. Isso é essencial para proteger a saúde da população e dos turistas, evitando surtos de doenças."

A Prefeitura de Guarapari reforça seu compromisso com a preservação ambiental e a segurança das praias, através de monitoramento contínuo e ações voltadas para o bem-estar da população e dos turistas.

Leia também:

Praia Limpa conscientiza sobre a educação ambiental
Capixabas visitam Belém, cidade que será sede da COP 30
País produz 77 bilhões de litros de biodiesel em 20 anos
Conferência mobiliza juventude para discutir futuro sustentável
Ministério abre consulta para plano da Mata Atlântica
Coleta de resíduos eletrônicos reduz o impacto ambiental
Brasil tem 95 milhões de hectares à espera de restauração
SOS Abelhas: projeto engaja no cuidado com o meio ambiente

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET