SAÚDE
Vacinação contra febre amarela começa em 26 cidades do ES.
Um total de 150 mil doses chegaram ao estado nesta sexta-feira (20).
Em 20/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A vacinação contra a febre amarela começou nesta sexta-feira (20), em 26 cidades do Espírito Santo que são próximas à divisa com Minas Gerais. Logo cedo, a fila já era grande nos postos de saúde de cidades como Ibatiba e Conceição do Castelo, no Sul do estado.
Um total de 150 mil doses chegaram ao estado nesta sexta, mas a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disse que só metade vai ser distribuída neste primeiro momento.
O secretário de Saúde, Ricardo Oliveira, foi até o município de Ibatiba fazer a entrega da vacina. Na localidade de Santa Clara dos Onofres, havia uma longa fila no posto de saúde.
Conceição do Castelo, primeiro município do Sul do estado a notificar a Sesa sobre a suspeita de um caso de febre amarela, recebeu 7 mil doses, sendo que a metade já começaria a ser aplicada nesta sexta-feira.
Precaução
O Espírito Santo não está classificado como área de risco de transmissão da febre amarela, mas o secretário estadual da Saúde, Ricardo de Oliveira, afirmou, nesta quinta-feira (19), que a população deve evitar entrar em áreas de floresta no estado.
“Nenhum local do Espírito Santo precisa ser vacinado, o ideal é que as pessoas evitem entrar em floresta. Em qualquer lugar, mesmo que seja no estado. Na dúvida, melhor não ir. Se a pessoa for para a área urbana, não tem nenhum problema, porque quem transmite é o mosquito Aedes aegypti e ele não está contaminado”, disse.
Fonte: g1