CENÁRIO EMPREENDEDOR

Vender soluções gera lucro

Mais do que vender mercadorias, é preciso transformar empresas em centros de soluções.

Em 21/02/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Com características cada vez mais semelhantes e preços promocionais, os produtos em si já não garantem a vantagem competitiva no varejo moderno. Mais do que vender mercadorias, é preciso transformar empresas e ambientes em “centros de soluções”.

Neste cenário, os serviços se firmam como importante – talvez a mais relevante – alternativa de diferenciação, seja para conquistar novos clientes, seja para aumentar o volume de negócios e, por consequência, a lucratividade.

Não há limites para a oferta de serviços no comércio, como se vê nas estratégias utilizadas pelas maiores redes varejistas ao redor do mundo.

Fenômenos como a ascensão das classes C e D e o aumento do poder de compra da população ajudam a explicar o crescimento do potencial de consumo no país. Com melhor oferta de emprego e distribuição de renda, aliadas aos incentivos de redução do preço final em algumas linhas de produção, a economia se fortaleceu e resgatou consumidores que não tinham tanto acesso ao crédito.

Inclusive, há um crescimento muito significativo na atuação do varejo de bairro. Este crescimento, de certa forma, mudou as regras do jogo. Ou seja, quem determina o “tango” dos negócios são os consumidores.

Quanto maior for a capacidade de movimentação nas compras, maior será a necessidade de empresários e gestores se anteciparem às tendências, adotando e aplicando estratégias e táticas inovadoras.

E não apenas na organização de lojas, apresentação dos produtos, visibilidade e acessibilidade, mas, especialmente, melhorando o conhecimento sobre aquilo que faz ou comercializa, não perdendo de vista o foco e o controle das ações.

Também é preciso cuidar da orientação e da qualificação profissional da equipe, que é, na verdade, quem representa o fiel espelho onde se reflete a satisfação (ou não) da clientela.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  (www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br).