CIDADE

Verão Sem Dengue começa neste sábado (04), em Vila Velha

A campanha conta com 170 agentes de endemias para orientar a moradores.

Em 02/01/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMVV

Com o mutirão “Bota Fora” no bairro Jabaeté, começa neste sábado (04), a partir das 08h, a campanha “Verão Sem Dengue” em Vila Velha, que conta com 170 agentes de endemias para orientar a moradores e visitantes sobre os riscos e as medidas preventivas de controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

As estratégias utilizadas na campanha — lançada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Vigilância Ambiental — serão executadas nas praias, terminais rodoviários, feiras livres, shoppings, supermercados e bairros, entre os meses de janeiro e fevereiro.

Mutirões

A ação envolverá a realização de mutirões de limpeza para eliminação de criadouros nos bairros, panfletagem, pedágio em sinais de trânsito, exposição científica e teatro de fantoches.

Quanto ao “Bota-Fora”, desenvolvido por meio de parceria entre a Semsa e Secretaria de Serviços Urbanos (Semsu), o projeto consiste no recolhimento de entulhos e materiais inservíveis (como pneus, móveis e eletrodomésticos inutilizados).

Contudo, é importante também a colaboração dos moradores da seguinte maneira: realizar uma limpeza nos imóveis e descartar os resíduos nas calçadas no dia anterior à ação, para que a equipe da Semsu realize a coleta corretamente.

De acordo com dados do Ministério da Saúde e Vigilância Ambiental da Semsa, aproximadamente, 80% dos focos são encontrados dentro dos domicílios.

Além das ações voltadas para o controle do mosquito transmissor do vírus da dengue e demais arboviroses, a campanha também tem o objetivo de orientar sobre as doenças transmitidas por pragas urbanas, inclusive com exposição de seus transmissores/vetores/hospedeiros. O programa também abordará o tema “posse responsável”, o qual orienta sobre a responsabilidade civil de animais de estimação. (Com informações da Prefeitura de Vila Velha)