CIDADANIA

Viana lança app para emissão da Carteira Digital do Autista

Viana lança um formulário online e aplicativo para emissão da Carteira Digital do Autista

Em 02/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Viana

O objetivo é facilitar e agilizar a emissão do documento, garantindo mais acessibilidade e direitos às pessoas com TEA, com agilidade e desburocratizando o processo de liberação.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A Prefeitura de Viana lançou nesta terça-feira (1º) uma nova iniciativa para promover a inclusão digital e social: estão disponíveis um formulário online e um aplicativo exclusivo para solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), também conhecida como Carteira Digital do Autista.

>> Projeto Superação vai levar serviços ao bairro Boa Vista

O objetivo é facilitar e agilizar a emissão do documento, garantindo mais acessibilidade e direitos às pessoas com TEA, com agilidade e desburocratizando o processo de liberação.

A plataforma, desenvolvida com apoio da empresa Captar Consultoria Pública, representa um avanço importante na garantia da cidadania, permitindo que os beneficiários tenham acesso facilitado a direitos como atendimento prioritário e outros benefícios previstos em lei.

Agora, os moradores de Viana podem solicitar a Carteira do Autista de forma rápida, segura e totalmente digital. Basta preencher o formulário disponível no site oficial da prefeitura, anexar os documentos necessários e aguardar, em até 30 dias, o contato da Secretaria de Trabalho e Assistência Social para informações para acessar o aplicativo e ter a carteira digital disponível.

“Com a criação do formulário e do aplicativo, damos mais um passo rumo a uma cidade mais justa, inclusiva e acessível. Em 16 de março de 2023, sancionei a lei municipal 3.263 que institui a Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) para conferir identificação à pessoa diagnosticada com TEA. A Carteira do Autista não apenas simplifica o processo de solicitação, mas também reafirma o respeito e a dignidade que as pessoas com TEA merecem, fortalecendo ainda mais a relação entre governo e cidadãos”, destacou o prefeito Wanderson Bueno.

Bueno ainda informou que, nos próximos dias, será assinado um decreto municipal criando a subsecretaria da Pessoa com Deficiência na Secretaria de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS).

O secretário de Trabalho e Assistência Social, Gilmar Mariano, reforçou o compromisso da gestão com a inclusão.

“Essa plataforma digital facilita o acesso ao direito de identificação da deficiência e reforça o apoio da Prefeitura às pessoas com TEA, garantindo que seus direitos sejam plenamente respeitados e ampliados.”

Durante o lançamento da Carteira Digital, 8 crianças com autismo receberam, de forma simbólica, carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista em seu formato físico. Rachel de Oliveira, mãe do pequeno Guilherme Nascimento, comemorou a conquista de um documento que garante acesso a direitos.

"Hoje temos o privilégio de ter o acesso a essa carteira, que vai garantir o acesso a direitos que as crianças têm e não são respeitados. Muitas vezes as crianças sofrem com o bullying e situações complicadas. Com esse documento, as crianças passam a ter mais respeito e dignidade", disse Rachel.

Vantagens da Carteira Digital

  • Acesso rápido e fácil pelo celular;
  • Mais segurança;
  • Solicitação e atualização fácil;
  • Validade legal;
  • Sustentabilidade;
  • Agilidade na emissão;
  • Acompanhamento do processo em tempo real;
  • Mais facilidade para pais e responsáveis;
  • Promover a inclusão digital e social.

Como funciona o cadastramento online e o aplicativo

A partir desta terça-feira (1º), os cidadãos podem acessar o formulário online no portal da Prefeitura de Viana. O processo é simples:

1. Preenchimento dos dados pessoais do responsável legal (caso o solicitante seja menor de idade) e da pessoa com TEA.

2. Anexar os documentos exigidos, conforme listados no próprio formulário.

3. Enviar a solicitação.

Após o envio, as informações registradas e documentação serão analisadas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social. Estando tudo em conformidade, a Carteira Digital do Autista será disponibilizada para download no aplicativo Captar Cidadão (já disponível nas principais lojas de apps).

Quem preferir também poderá solicitar a versão física do documento, entregue gratuitamente. A Secretaria de Trabalho e Assistência Social está disponível para atender essas solicitações, com prazo de emissão de até 30 dias após a liberação da versão digital. As carteiras físicas, para quem optar também por esta versão, deverão ser pegas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), após o aviso de liberação.

Tanto o formulário quanto o aplicativo foram desenvolvidos com foco em acessibilidade e usabilidade, oferecendo uma navegação simples e intuitiva. Equipes de suporte também estarão à disposição para tirar dúvidas e oferecer assistência durante o processo.

Benefícios da Carteira do Autista

A CIPTEA garante uma série de direitos e facilidades para pessoas com TEA, como:

  • Atendimento prioritário em serviços públicos e privados, como: bancos, hospitais, clínicas, supermercados, escolas, entre outros;
  • Agilidade no acesso a serviços especializados;
  • Facilidade na identificação da condição de Pessoa com Deficiência;
  • Garantia de direitos previstos na Lei nº 12.764/2012;
  • Validade em todo território nacional;
  • Facilitação em situações de emergência.

Prazo e informações adicionais

O cadastramento já está disponível. Após análise e aprovação, a carteira deverá ser obtida na Secretaria de Trabalho e Assistência Social.

Acesse o formulário e baixe o aplicativo:

Para realizar o cadastramento, acesse o formulário online no banner disponível no portal da Prefeitura de Viana - viana.es.gov.br ou acessar o link abaixo.

ACESSE E CADASTRE-SE

Para mais informações: entre em contato pelos telefones dos CRAS VIANA – (27) 98123-0054; CRAS MARCÍLIO DE NORONHA - (27) 98123-0059; CRAS VALE DO SOL - (27) 98123-0060 e CRAS CAMPO VERDE- (27) 98123-0064 Ou pelo e-mail: protecaobasica@viana.es.gov.br(Secom/PMViana)

Leia também:

Projeto Superação vai levar serviços ao bairro Boa Vista
Semcit comemora Mês da Mulher com o “Dia D’Elas” no sábado
Prefeitura da Serra certifica Programa Famílias Acolhedoras
Programa Criança Feliz chega ao município de Aracruz
Serra promove um mutirão de processos consensuais
Serra inaugura canal para fortalecer direitos femininos
Serra+Cidadã está de volta neste sábado (22) e traz novidades!
Guarapari retorna com agendamento para o CadÚnico

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET