POLICIA

Viana recebe Totens de Segurança para reforçar vigilância

A iniciativa visa garantir respostas mais rápidas em situações de emergência no município.

Em 01/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Ygor Amorim/Divulgação/Prefeitura de Viana

São seis câmeras com visão de 360 graus, potencializadas com inteligência artificial que permite o reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e um botão de emergência que permite comunicação direta com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social(CIODES). 

Viana acelera rumo ao fortalecimento da segurança pública. A Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, inaugurou os primeiros Totens de Segurança no município, nessa quarta-feira (30), instalados em Marcílio de Noronha e Viana Sede. A iniciativa visa garantir respostas mais rápidas em situações de emergência.

Mais que uma estrutura, o sistema conta com tecnologia de ponta. São seis câmeras com visão de 360 graus, potencializadas com inteligência artificial que permite o reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e um botão de emergência que permite comunicação direta com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social(CIODES). Os totens atuam de forma integrada ao sistema estadual de segurança pública.

O prefeito Wanderson Bueno destacou que Viana tem se consolidado como uma das cidades mais seguras da Grande Vitória, graças ao trabalho integrado entre a gestão municipal e as forças de segurança do Estado. Ele também ressaltou que as decisões na área de segurança são tomadas com base em dados e reuniões estratégicas, e que a chegada dos totens reforça a presença do Estado no combate à criminalidade.

“É ótimo ver o Estado presente aqui no município de Viana, para que juntos a gente possa combater a criminalidade. O totem é uma iniciativa para que possamos manter a cidade como território de paz.”, afirmou o gestor.

O foco do equipamento é monitorar áreas de grande circulação, centros comerciais e locais considerados mais vulneráveis. Interligados a viaturas, câmeras urbanas e ao sistema de vigilância em ônibus, os equipamentos funcionam como pontos ativos de vigilância, contribuindo para o aumento da sensação de segurança da população.

O vice-governador e coordenador do programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ricardo Ferraço, falou sobre a importância da iniciativa.

“Sabemos que muito foi feito e os resultados estão aí para todos verem. Quase 300 foragidos presos nos últimos meses por conta do reconhecimento facial. E vamos seguir fazendo muito mais até tornarmos o Espírito Santo um dos estados mais seguros do Brasil. Aqui quem deve à Justiça não terá vida fácil. É mais segurança e liberdade para o cidadão e para famílias capixabas”, afirmou.

O governador Renato Casagrande ressaltou que os dispositivos auxiliam na prevenção de crimes, dentro das ações do programa Estado Presente. Casagrande destacou ainda a redução significativa dos indicadores de criminalidade no Espírito Santo e reafirmou o compromisso do governo em continuar investindo em segurança pública e ampliando a sensação de proteção da população.

“É bom que as pessoas saibam que isso aqui é uma emergência. Precisou, aciona o botão que vai atender lá no CIODES. E para quem quiser praticar crime no Espírito Santo, saiba que vai ser alcançado pelas forças de segurança do nosso Estado”, declarou o governador, destacando a facilidade de acesso ao sistema de segurança.

A iniciativa já apresentou resultados positivos em outros estados brasileiros. No Pará, o número de homicídios caiu 67%, atingindo em abril de 2024 o menor índice desde 2010. Em Rondônia, foram observadas reduções significativas nos casos de latrocínio, roubos a comércio e feminicídios. Em cidades como Cotia e Diadema, em São Paulo, a instalação de Totens de Segurança reduziu em 96% os casos de furto, invasão e vandalismo em frente a escolas municipais, além de uma queda de 36% nas ocorrências criminais nas áreas monitoradas.

Morador do bairro Areinha, o feirante Edson Oliveira elogiou a iniciativa e destacou a importância do investimento em segurança pública. Para ele, o uso da tecnologia é um reforço necessário diante das limitações de efetivo policial, e os totens devem contribuir para que a população se sinta mais protegida.

“A nossa polícia não consegue estar em todos os lugares, então tendo uma tecnologia tão intensa como essa, acredito que vai ajudar muito com a facilidade para a gente acionar eles”, disse Edson.

Com a implantação desse novo sistema de proteção, a Prefeitura de Viana e o Governo do Estado reafirmam o compromisso na inovação da segurança pública. A proposta é garantir uma cidade mais segura, contribuindo para o desenvolvimento urbano e protegendo os cidadãos. (Secom/PMViana)

Leia também:

5 motociclistas com escapamentos irregulares são processados
Guarda Municipal prende dois suspeitos nos ataques da Região 5
Guarda Municipal realiza treinamento contra ameaça ativa
Reconhecimento Facial do ES realiza 10 prisões em um dia
Reconhecimento Facial ultrapassa marca de 200 prisões
Vitória fecha 1º semestre com redução de 42% das mortes

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET