POLICIA
Viana recebe Totens de Segurança para reforçar vigilância
A iniciativa visa garantir respostas mais rápidas em situações de emergência no município.
Em 01/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Ygor Amorim/Divulgação/Prefeitura de Viana
São seis câmeras com visão de 360 graus, potencializadas com inteligência artificial que permite o reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e um botão de emergência que permite comunicação direta com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social(CIODES).
Viana acelera rumo ao fortalecimento da segurança pública. A Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, inaugurou os primeiros Totens de Segurança no município, nessa quarta-feira (30), instalados em Marcílio de Noronha e Viana Sede. A iniciativa visa garantir respostas mais rápidas em situações de emergência.
Mais que uma estrutura, o sistema conta com tecnologia de ponta. São seis câmeras com visão de 360 graus, potencializadas com inteligência artificial que permite o reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e um botão de emergência que permite comunicação direta com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social(CIODES). Os totens atuam de forma integrada ao sistema estadual de segurança pública.
O prefeito Wanderson Bueno destacou que Viana tem se consolidado como uma das cidades mais seguras da Grande Vitória, graças ao trabalho integrado entre a gestão municipal e as forças de segurança do Estado. Ele também ressaltou que as decisões na área de segurança são tomadas com base em dados e reuniões estratégicas, e que a chegada dos totens reforça a presença do Estado no combate à criminalidade.
“É ótimo ver o Estado presente aqui no município de Viana, para que juntos a gente possa combater a criminalidade. O totem é uma iniciativa para que possamos manter a cidade como território de paz.”, afirmou o gestor.
O foco do equipamento é monitorar áreas de grande circulação, centros comerciais e locais considerados mais vulneráveis. Interligados a viaturas, câmeras urbanas e ao sistema de vigilância em ônibus, os equipamentos funcionam como pontos ativos de vigilância, contribuindo para o aumento da sensação de segurança da população.
O vice-governador e coordenador do programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ricardo Ferraço, falou sobre a importância da iniciativa.
“Sabemos que muito foi feito e os resultados estão aí para todos verem. Quase 300 foragidos presos nos últimos meses por conta do reconhecimento facial. E vamos seguir fazendo muito mais até tornarmos o Espírito Santo um dos estados mais seguros do Brasil. Aqui quem deve à Justiça não terá vida fácil. É mais segurança e liberdade para o cidadão e para famílias capixabas”, afirmou.
O governador Renato Casagrande ressaltou que os dispositivos auxiliam na prevenção de crimes, dentro das ações do programa Estado Presente. Casagrande destacou ainda a redução significativa dos indicadores de criminalidade no Espírito Santo e reafirmou o compromisso do governo em continuar investindo em segurança pública e ampliando a sensação de proteção da população.
“É bom que as pessoas saibam que isso aqui é uma emergência. Precisou, aciona o botão que vai atender lá no CIODES. E para quem quiser praticar crime no Espírito Santo, saiba que vai ser alcançado pelas forças de segurança do nosso Estado”, declarou o governador, destacando a facilidade de acesso ao sistema de segurança.
A iniciativa já apresentou resultados positivos em outros estados brasileiros. No Pará, o número de homicídios caiu 67%, atingindo em abril de 2024 o menor índice desde 2010. Em Rondônia, foram observadas reduções significativas nos casos de latrocínio, roubos a comércio e feminicídios. Em cidades como Cotia e Diadema, em São Paulo, a instalação de Totens de Segurança reduziu em 96% os casos de furto, invasão e vandalismo em frente a escolas municipais, além de uma queda de 36% nas ocorrências criminais nas áreas monitoradas.
Morador do bairro Areinha, o feirante Edson Oliveira elogiou a iniciativa e destacou a importância do investimento em segurança pública. Para ele, o uso da tecnologia é um reforço necessário diante das limitações de efetivo policial, e os totens devem contribuir para que a população se sinta mais protegida.
“A nossa polícia não consegue estar em todos os lugares, então tendo uma tecnologia tão intensa como essa, acredito que vai ajudar muito com a facilidade para a gente acionar eles”, disse Edson.
Com a implantação desse novo sistema de proteção, a Prefeitura de Viana e o Governo do Estado reafirmam o compromisso na inovação da segurança pública. A proposta é garantir uma cidade mais segura, contribuindo para o desenvolvimento urbano e protegendo os cidadãos. (Secom/PMViana)
Leia também:
> 5 motociclistas com escapamentos irregulares são processados
> Guarda Municipal prende dois suspeitos nos ataques da Região 5
> Guarda Municipal realiza treinamento contra ameaça ativa
> Reconhecimento Facial do ES realiza 10 prisões em um dia
> Reconhecimento Facial ultrapassa marca de 200 prisões
> Vitória fecha 1º semestre com redução de 42% das mortes
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













