SAÚDE
Vila Velha disponibiliza “guardiões das vacinas” para evitar desvios
Secretaria de Saúde está destinando um supervisor técnico para todos os locais de vacinação.
Em 22/01/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Além disso, a Secretaria tem realizado capacitações para o manuseio das vacinas, assim como orientações sobre os cuidados
De acordo com a nova Portaria publicada pela Secretaria Estadual de Saúde na última quinta-feira (21), os profissionais vacinadores que aplicarem os imunizantes em alguém que não esteja no Grupo Prioritário e/ou que não estejam na vez de receber as doses poderão sofrer processos administrativos, suspensão e até serem demitidos.
Por este motivo, para maior controle e segurança, a Secretaria de Saúde de Vila Velha está destinando um supervisor técnico para todos os locais de vacinação, a fim de sanar dúvidas e observar se os imunizantes estão sendo destinados ao público correto, já definido pelo Ministério da Saúde.
Além disso, a Secretaria tem realizado capacitações para o manuseio das vacinas, assim como orientações sobre os cuidados, forma correta de armazenamento e a importância de seguir os grupos prioritários de acordo com calendário do Ministério da Saúde.
"As vacinas têm papel importante na prevenção da Covid, o público foi previamente definido pelo Ministério da Saúde para a segurança e proteção do trabalhador da saúde e também do público em geral. Estamos na expectativa que a vacina chegue para todos, uma hora todos nós seremos contemplados", disse a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.