SAÚDE
Vila Velha inaugura sala de vacina para pessoas com HIV/AIDS
O destaque da programação será a inauguração, na próxima quinta-feira (5),.
Em 02/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Uma programação especial com ações de promoção à saúde marcará a campanha Dezembro Vermelho, em Vila Velha, realizada em função do Dia Mundial de Combate à Aids, neste 1º de dezembro.
O destaque da programação será a inauguração, na próxima quinta-feira (5), da primeira Sala de Vacina do Espírito Santo destinada exclusivamente às pessoas vivendo com HIV/AIDS, Hepatites B e C e vítimas de violência sexual.
Vacinas especiais
O novo equipamento disponibilizará imunobiológicos do calendário normal e, sobretudo, vacinas especiais para o paciente, além de avaliar também o estado vacinal de pessoas de seu convívio.
Trata-se de um projeto da Secretaria Municipal de Saúde Vila Velha (Semsa), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que vai funcionar com equipe multidisciplinar no Centro de Referência em IST/AIDS, de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h, à rua Castelo Branco, 1.803, Centro, Vila Velha.
Programação
De 2 a 5 deste mês, o Dezembro Vermelho em Vila Velha contará com a seguinte programação de eventos:
02/12 Segunda-feira - Café com Prosa e Manhã de Beleza.
Horário: 9 horas
Local: CTA Vila Velha – rua Castelo Branco, 1.803, Centro.
03/12 Terça-feira - Realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.
Horário: 8 horas
Local: Praça Duque de Caxias, Centro.
05/12 Quinta-feira – Inauguração da Sala de Vacina exclusiva do Centro de Referência em HIV/AIDS, Hepatites Virais e Violência Sexual.
Horário:13h
Local: CR IST/AIDS, rua Castelo Branco, 1.803, Centro.
II Seminário de HIV/AIDS “Cuidado integrado à pessoa vivendo com HIV/Aids na Atenção Primária à Saúde
Palestrante: Betina Moulin Coelho Lima - médica ginecologista do Programa Estadual de IST/Aids, Hepatites Virais
Tema: Cuidados com a pessoa vivendo com HIV/Aids, avanços e dificuldades.
Relato e experiências de uma pessoa vivendo com HIV.
Público: Profissionais de saúde
Horário: 13h horas
Local: Auditório da Semsa, rua Castelo Branco, 1.803, Centro.
VILA VELHA - COMBATE MOSQUITOS
Combate ao mosquito pernilongo inicia dezembro em 78 localidades
A Prefeitura de Vila Velha realiza o serviço de combate ao mosquito do gênero Culex (pernilongo), por meio do carro fumacê. Na primeira semana de dezembro, entre segunda-feira (2) e sexta-feira (6), o veículo percorrerá 78 localidades, conforme cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
O carro passa sempre após às 18 horas. É importante que os moradores abram as janelas e portas das residências para que haja uma maior eficácia na aplicação do produto.
O carro passa sempre após às 18 horas. Foto: Claudiano Gomes - Semcom/PMVV
A rota programada poderá sofrer alterações de acordo com as demandas e o clima. Em dias de muita chuva, o serviço não pode ser realizado. Caso o munícipe tenha alguma dúvida quanto à realização do serviço ou queira fazer reclamações/sugestões, basta registrar por meio da Ouvidoria Municipal 162.
Programação
02/12 - João Goulart, Castanheira, Ulisses Guimarães, São Conrado, Cidade de Deus, Mangue Seco, Jabaeté, Normília, Itaguera da Barra, Santa Paula I e II, Barra do Jucu, Maria Ortiz, Riviera da Barra, Cidade da Barra, Pontal da Barra.
03/12 - Divino Espírito Santo, Cristóvão Colombo, Vista da Penha, Ilha dos Aires, Jardim Colorado, Jardim São Paulo, Novo México, Vila Nova, Polo Industrial de Novo México, Jardim Asteca, Boa Vista I, II e III , Residencial de Coqueiral, Cocal, Santa Mônica, Santa Mônica Popular, Santos Dumont, Parque da Esmeralda, Nossa Senhora da Penha, Soteco.
04/12 - Pedra dos Búzios, Vila Batista, Ilha das Flores, Argolas, Paul, Vila Garrido, Santa Rita I, Zumbi, Santa Rita II, Industrial, 1º de Maio, Alecrim, Ilha da Conceição, Alvorada, Ipessa (Industrial).
05/12 - Atalaia, Morro Boa Vista, São Torquato, Cobi de Cima, Cobi do Meio, Cobi de Baixo, Morro do Esso, Chácara do Conde, Sagrada Família, Planalto II, Morada da Barra, Ilha da Jussara, Retiro do Congo, Morro da Lagoa.
06/12 - Ponta da fruta, Itahangá, Interlagos I e II, Morada dos Sol, Praia dos Recifes, 23 de Maio, Estrela, Vila Magesk, Terra Vermelha, Brunela, Nova Ponta da Fruta, Balnéario de Ponta da Fruta, Barramares.
VILA VELHA - FISCALIZAÇÃO
Operação de fiscalização integrada inibe festas clandestinas em seis bairros
Uma operação de fiscalização realizada na madrugada deste domingo (1) pela Prefeitura de Vila Velha, Polícia Militar e Guarda Municipal resultou na desarticulação de festa e desobstrução de uma via em São Torquato, e também na notificação de um estabelecimento, em Jardim Guaranhus, por irregularidade no funcionamento. A ação também foi realizada em pelo menos seis bairros como medida preventiva.
A Força Tática do 4º Batalhão da Policia Militar e da Guarda Municipal fizeram abordagens. Foto: Vandique Magalhães
No início da operação, na noite de sexta-feira (30), um bar, em Jardim Guaranhus, foi notificado pela fiscalização de Postura por estar com o alvará de funcionamento vencido. Outra notificação foi aplicada pela equipe da Vigilância Sanitária para adequações sanitárias.
Antes disso, as equipes da Força Tática do 4º Batalhão da Policia Militar e da Guarda Municipal fizeram abordagens a suspeitos no local, que já é um ponto conhecido pelo intenso tráfico de drogas e pela realização de festas em frente ao estabelecimento.
A outra ação de fiscalização aconteceu em uma rua do bairro de São Torquato que estava bloqueada para uma festa, com a utilização de som automotivo muito alto em meio a via. Os organizadores encerraram a festa logo que perceberam a fiscalização e houve dispersão natural das mais de 150 pessoas que estavam no local.
Depois, as equipes ainda seguiram em patrulhamento preventivo em outros bairros famosos pela organização de festas clandestinas do tipo Mandelas, como no bairro Primeiro de Maio, Sagrada Família, Vila Garrido, Nossa Senhora da Penha e Jardim Guadalajara, mas nada foi encontrado.
O secretário de Defesa Social e Trânsito, cel. Oberacy Emmerich Junior, que coordenou a operação, a classificou como bem sucedida. “Já estamos a quase um ano sem registro de atos de violência decorrentes dessas festas clandestinas, que sob o verniz de lazer, são utilizadas para o tráfico de drogas ostentação de poder por parte de grupos criminosos”, avaliou.
Participaram da operação três viaturas da Força Tática do 4º Batalhão da Polícia Militar, três da Guarda Municipal, além das equipes de fiscalização Urbanística, de Posturas, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Ouvidoria.