ECONOMIA CAPIXABA

​Vila Velha se firma como polo logístico e industrial do ES

Vila Velha vive momento de afirmação como um dos principais polos de desenvolvimento

Em 23/09/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) da Prefeitura de Vila Velha acompanha de perto projetos como o ParkLog/ES e mantém diálogo constante com empreendedores e investidores interessados em se instalar na cidade.

Vila Velha vive um momento de afirmação como um dos principais polos de desenvolvimento econômico do Espírito Santo e do Brasil. A cidade, com vocação natural para o comércio internacional, reúne infraestrutura capaz de grandes operações logísticas, localização estratégica no Sudeste – maior mercado consumidor da América do Sul – e um complexo portuário competitivo e de alta capacidade.
 
Nesse contexto, a integração entre modais portuário, ferroviário e rodoviário, somada à expansão da estrutura de armazenamento e distribuição de cargas, torna o município um local apropriado para novos empreendimentos e indústrias.
 
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) da Prefeitura de Vila Velha acompanha de perto projetos como o ParkLog/ES e mantém diálogo constante com empreendedores e investidores interessados em se instalar na cidade.

“Mais do que atrair negócios, nosso compromisso é crescer com planejamento, sustentabilidade e em sintonia com as necessidades da população. Cada novo investimento significa mais emprego, renda e oportunidades, além do fortalecimento da economia local e da modernização da nossa infraestrutura urbana”, afirmou o prefeito Arnaldinho Borgo.

Expansão logística
 
Atualmente, Vila Velha concentra empreendimentos logísticos de grande porte no Polo Empresarial de Novo México e em áreas próximo à Rodovia Darly Santos e à BR-101. O setor cresce de forma acelerada na cidade, refletindo o aumento da demanda regional e nacional.
 
Para seguir atraindo investimentos em expansão logística, o município garante maior segurança jurídica, celeridade nos licenciamentos e simplificação administrativa. A revisão do Plano Diretor Municipal, por exemplo, define zonas de interesse empresarial ao longo de eixos estratégicos, como a BR-388 e a Avenida Leste-Oeste, permitindo o crescimento urbano ordenado e a instalação de empreendimentos em áreas adequadas à infraestrutura disponível.
 
Referência em e-commerce e distribuição
 
Outro avanço conquistado pela atual gestão, nos últimos anos, foi a consolidação de Vila Velha como referência logística em operações de e-commerce e distribuição de cargas. Desde 2021, com a retomada econômica e a expansão acelerada do comércio eletrônico, o município passou a receber investimentos robustos destinados à construção de galpões e centros de distribuição; à oferta de suporte técnico aos empreendedores e incentivo ao uso de tecnologias para rastreamento de cargas e gerenciamento de entregas.

“Vila Velha está preparada para liderar o futuro logístico e industrial do Espírito Santo, atuando sempre com muita responsabilidade, diálogo e visão de longo prazo. Com isso, reafirmamos nosso compromisso em criar condições cada vez mais favoráveis para a atração de novos investimentos; para a geração de mais emprego e renda; para o impulsionamento da economia local; e para o fortalecimento da estrutura logística do Espírito Santo”, afirma o prefeito Arnaldinho Borgo.

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, destaca que as ações implementadas pela gestão canela-verde estão conectadas à um planejamento que vislumbra o futuro.

“As iniciativas direcionadas à logística e ao aprimoramento do nosso ambiente de negócios estão inseridas no Plano Vila Velha 500 Anos, cuja estratégia de desenvolvimento econômico busca garantir que a cidade esteja preparada para enfrentar e vencer os desafios das próximas décadas, de modo a assegurar a continuidade dos investimentos, a promoção do bem-estar social e a sustentabilidade financeira do município”, explicou. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Encontro IBEF-ES 2025 contará com participação de Silvio Meira
Mais de 70 mil capixabas pagam dívidas e saem do vermelho
Icec do Estado subiu 2,4% em agosto superando média necional
Setor de saúde capixaba cresce 5,2% e cria 429 empregos formais
Governo ES e Linhares confirmam instalação de nova indústria
Setores de comércio e serviços do ES criam 2.024 empregos

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET