SAÚDE
Vila Velha se une ao HEMOES para estimular doação de sangue
E a 1ª ação desta parceria do bem será um mutirão, no dia 29 de setembro, a partir das 8h
Em 18/09/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Serão abertas 80 vagas para aqueles que desejam fazer a doação de sangue, desde que tenham entre 16 e 69 anos e boas condições de saúde.
Com o objetivo de estimular a doação de sangue em Vila Velha, foi firmada uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (HEMOES). E a primeira ação desta parceria do bem será um mutirão, no dia 29 de setembro, a partir das 8h, no Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas).
Serão abertas 80 vagas para aqueles que desejam fazer a doação de sangue, desde que tenham entre 16 e 69 anos e boas condições de saúde. Os interessados devem se inscrever pelo site https://agenda.vilavelha.es.gov.br/. Todo o processo - do cadastro à doação - levará cerca de uma hora. Esta será a última agenda do Hemoes em Vila Velha neste ano.
>> Viana: Núcleo de Vigilância em Saúde é entregue à população
A parceria é um projeto piloto, que tem a intenção de criar uma agenda permanente, em 2024, tornando Vila Velha a única cidade a receber, mensalmente, o serviço itinerante do Hemoes. Todo o processo da doação de sangue entre o cadastro, pré-triagem, triagem clínica e a doação leva em torno de 60 minutos.
A importância de doar sangue
Doar sangue além de ser um ato nobre e solidário, é um procedimento simples e seguro. A doação de sangue desempenha um papel vital na saúde e na sobrevivência de inúmeras pessoas. Estima-se que cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas.
O sangue doado é cuidadosamente testado, para garantir que esteja livre de doenças transmissíveis, antes de ser disponibilizado para uso médico. A demanda por doação de sangue aumenta muito em períodos como férias, festas regionais, inverno ou em feriados prolongados, quando há uma diminuição nos estoques dos bancos de sangue.
Pré-requisitos para doação de sangue
Não é necessário estar de jejum para doar sangue. A recomendação é estar bem alimentado e manter-se devidamente hidratado. Além disso, é indicado evitar o consumo de alimentos gordurosos por, no mínimo, três horas antes da doação e de bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Viana: Núcleo de Vigilância em Saúde é entregue à população
> Serra ganha espaço para mulheres vítimas de violência
> Vitória tem ambulatório para atendimento a servidores
> PNI oferece vacinação segura para gestantes e bebês
> Vila Velha oferece vagas para vacinação sem agendamento
> RJ é o estado com maior crescimento de casos de covid-19
> Campanha Nacional de Multivacinação termina sábado (16)
> Serra abre agendamento para vacinação nesta quinta (14)
> Vila Velha: US oferta aulas de yoga para grávidas e puérperas
> PMVV: Carro Rosa chega a Vila Garrido com serviços de saúde
> São Rafael contará com serviços de saúde no Linhares + Cidadã
TAGS: VILA VELHA | PARCERIA | DOAÇÃO | SANGUE | HEMOES