SAÚDE
Vila Velha tem grupo terapêutico permanente para mulheres
Com o intuito de minimizar impactos, foi criado, o grupo terapêutico “Café com Mulheres”
Em 18/04/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O grupo é resultado de uma das ações promovidas pela coordenação de Atendimento e Promoção da Saúde Mental em Vila Velha e conta com a participação de uma psicóloga, que comanda as atividades coletivas e de uma assistente social.
É notório que a pandemia da Covid-19 abalou a saúde mental das mulheres. Com o intuito de minimizar esses impactos, foi criado, há cerca de dois anos, o grupo terapêutico “Café com Mulheres”, que tem como público-alvo moradoras dos bairros Riviera da Barra, Santa Paula I e II, Barra do Jucu e Itapuera da Barra, que se encontram mensalmente para troca de experiências e vivências.
O grupo é resultado de uma das ações promovidas pela coordenação de Atendimento e Promoção da Saúde Mental em Vila Velha e conta com a participação de uma psicóloga, que comanda as atividades coletivas e de uma assistente social. As especialistas explicam que foi identificado que as mulheres dos bairros contemplados pelo projeto precisavam de um espaço de cuidados e acompanhamento.
A moradora Maria Souza (nome fictício) entrou recentemente no grupo terapêutico e defende que a iniciativa é muito positiva, pois é um espaço onde as mulheres podem conversar sobre questões que as afligem:
“Temos a liberdade de falar e pontuar as nossas opiniões, que são respeitadas. Além disso, interagimos, criamos laços de amizade e dialogamos sobre questões do feminino. Saio dos encontros transformada”, declara a moradora.
Ela destaca que, muitas vezes, as mulheres não têm tempo de olhar para si mesmas, de cuidar das questões mentais e que, no grupo, viu essa oportunidade.
Nos encontros são debatidos diversos temas, que surgem a partir das sugestões das próprias participantes. Maternidade, violência e desemprego já foram mote das reuniões. A proposta é que as mulheres compartilhem as suas vivências e, juntas, construam novas perspectivas de vida. Além disso, a intenção é também incentivar a participação de outras moradoras nestes encontros terapêuticos.
Quem tiver interesse em participar dos encontros, basta procurar a Unidade de Saúde da Barra do Jucu. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Em 2023 Anchieta já teve 940 notificações de dengue
> Serra mantém serviço de pontos de hidratação neste feriado
> Vitória entrega ambulâncias e equipamentos para a saúde
> Cariacica vai realizar vacinação em supermercados da cidade
> Vitória abre vagas para vacinação contra a Covid e Gripe
> Exames de laboratórios indicam aumento de casos de dengue
> Força-tarefa irá vacinar indígenas em áreas de difícil acesso
> Multivacinação: 8 mil vagas de agendamento em Vila Velha
> Covid-19: vacinação de crianças é realizada sem agendamento
> Hemoes registra baixa no estoque de sangue e pede ajuda
> Terras indígenas ajudam evitar casos de doenças respiratórias
TAGS: VILA VELHA | GRUPO TERAPÊUTICO | MULHERES | PANDEMIA | ESPECIALISTAS