SAÚDE

Vila Velha terá Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

A caderneta integra um conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde.

Em 07/11/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Na esteira das medidas anunciadas pelo Ministério da Saúde de implantação da primeira Estratégia Nacional para o Envelhecimento Saudável, para pessoas acima de 60 anos, com ações que visam reduzir o risco de doenças e da capacidade funcional dos idosos, o município de Vila Velha acaba de ser contemplado com a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.
 
A caderneta integra um conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde que tem por objetivo qualificar a atenção ofertada às pessoas idosas no Sistema Único de Saúde. No início de 2018, o Programa de Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde de Vila Velha estará capacitando profissionais, para utilização da Caderneta de Idoso.

“Este documento permite o registro e o acompanhamento, pelo período de cinco anos, de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, sobre suas condições de saúde, seus hábitos de vida, o rastreamento dos idosos vulneráveis e identificação das suas vulnerabilidades”, explica a servidora Maria Glaucia de Queiroz França, Referência Técnica em Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde de Vila Velha.

Os idosos tem preferência para marcação de consultas, podendo procurar atendimento nas Unidades de Saúde, em áreas de abrangência. As Unidades de Saúde atualmente não têm programas específicos para os idosos, porém, esse grupo social está inserido em diversos programas ofertados na rede municipal.