SAÚDE

Vila Velha terá vacinação sem agendamento no feriado

Vacinação sem agendamento contra gripe, Covid, HPV e meningite, no feriado em Vila Velha

Em 20/04/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

A imunização com a Meningite ACWY previne a doença, que é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, além de doenças causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A C, W e Y.

O feriadão está chegando e passear no shopping costuma ser roteiro de muitas pessoas. Por isso, de forma estratégica, a Secretaria Municipal de Saúde escolheu dois centros de compras como pontos de vacinação, neste sábado (22), das 11h às 18h: os shoppings Praia da Costa e Boulevard, em Itaparica. Os munícipes vão poder ser imunizados, sem necessidade de agendamento, contra Influenza (gripe) e Covid (doses 1, 2, 3, 4 e Bivalente), além de vacinas de rotina como meningite ACWY e HPV, desde que se enquadrem nos grupos prioritários.

A imunização com a Meningite ACWY previne a doença, que é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, além de doenças causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A C, W e Y. É voltada para adolescentes de 11 a 14 anos que não foram vacinados contra a meningite ACWY a partir dos 10 anos.

Já a HPV previne contra o vírus papilomavírus humano e seus subtipos. Poderão se vacinar meninos e meninas de 9 a 14 anos. Dados do Ministério da Saúde apontam que há, entre 9 e 10 milhões de pessoas infectadas pelo HPV no Brasil e que surjam 700 mil novos casos de infecção por ano.

As demais vacinas de rotina serão disponibilizadas para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Nos postos também serão emitidas declarações de situação vacinal.

Gripe e Covid

A vacina contra Influenza tem como público prioritário a população acima de 60 anos; gestantes; puérperas; crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos; pacientes imunocomprometidos; pacientes de doenças crônicas não transmissíveis (respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica) e outras condições clínicas especiais de qualquer idade (diabetes, imunossupressão, obesidade grau III, transplantados e portadores de trissomias). População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. Trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; servidores das forças armadas, forças de segurança e salvamento; caminhoneiros; portuários e os que atuam com transporte coletivo rodoviário.

Já contra Covid, as D1 e D2 serão destinadas a pessoas acima de 6 meses; a D3 a pessoas acima de 3 anos e a D4, para aqueles acima de 18 anos que tomaram a D3 há pelo menos quatro meses e pessoas acima de 60 anos que tomaram a D3 há pelo menos três meses.

Poderão se imunizar com a Bivalente a população acima de 60 anos; gestantes; puérperas; pacientes imunocomprometidos; pessoas vivendo em instituições de longa permanência, (ILP e RI) e seus trabalhadores; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; e funcionários do sistema de privação de liberdade. Pessoas com comorbidades (diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial , insuficiência cardíaca (IC), e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, doença renal crônica, hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, obesidade mórbida, síndrome de down e outras síndromes genéticas, doença hepática crônica. Todos acima de 12 anos.

Para se vacinar é necessário apresentar documento com foto. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Fiocruz alerta para casos de vírus sincicinal em crianças
Linhares: Secretaria participa do projeto Saúde na Estrada
Semus promove ações de saúde e segurança no trabalho
Saúde lança o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas
> ​US Barra do Jucu abre espaço para Medicina Integrativa
Gripe e Covid: Mais de 6.500 vagas para vacinação em Vitória
Hemofilia: Hemocentro de Vitória é referência em tratamento 
Mais Médicos abre 6,2 mil vagas em mais de 2 mil municípios
Linhares: UPA registra aumento nos casos de síndrome gripal
Sífilis congênita matou mais de 2,4 mil bebês em 7 anos
Saúde: mais 95 profissionais são nomeados em Vitória

TAGS:
VILA VELHA | SEM AGENDAMENTO | GRIPE | COVID-19 | HPV