CIDADE
Vitória anuncia a construção da Guarderia Náutica Municipal
Lançamento do Edital para instalação da Guarderia Náutica Municipal na Praça dos Desejos.
Em 17/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O projeto da Guarderia Náutica Municipal, que ocupará uma área de 1.400m², foi pensado para dialogar com a beleza e as cores do cenário praiano e esportivo local, valorizando o potencial turístico da região.
O edital para instalação da Guarderia Náutica Municipal, que será construída na Praça dos Desejos, em Vitória, foi lançado nesta quarta-feira (16). O equipamento faz parte do projeto "Vitória de frente para o mar", que pretende criar e qualificar espaços e equipamentos públicos que fomentem atividades e uso das orlas da cidade.
>> Vitória investe R$ 40 milhões em tecnologia da informação
O projeto, que ocupará uma área de 1.400m², foi pensado para dialogar com a beleza e as cores do cenário praiano e esportivo local, valorizando o potencial turístico da região.
Segundo o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi, Vitória só tem a ganhar com esse equipamento.
"A primeira reunião para falar da nova Guarderia foi há 18 anos. Vitória só tem a ganhar com esse equipamento, trazendo qualificação para o turismo e para o esporte náutico, que só têm crescido e ganhado protagonismo na nossa cidade."
Já o secretário municipal de Obras, Gustavo Perin, afirmou que o projeto é uma integração do "Vitória de frente para o mar".
"Esse projeto é uma integração do 'Vitória de frente para o mar', que contempla a Orla de São Pedro, a Orla de Andorinhas, a Orla do Canal de Camburi, a Beira-Mar e, agora, a região da Praia do Canto. É um coroamento chegar ao quarto ano e realizar esse programa que tanto vai desenvolver o turismo de Vitória."
Requalificação
A nova Guarderia, além de fortalecer o turismo náutico de recreio e esporte em Vitória, vai requalificar urbanisticamente a área da Praça dos Desejos. A economia local também será fortalecida, uma vez que será inserida uma nova cadeia de serviços voltada para as modalidades de navegação não motorizada, com área e compartimentos adequados às demandas atuais.
Lançamento do Edital para instalação da Guarderia Náutica Municipal de Vitória. Foto: Jansen Lube/Divulgação/Prefeitura de Vitória
O presidente da Federação de Va'a do Espírito Santo, Ulisses Calenti, disse que o projeto vai trazer benefícios e vantagens, além do ordenamento da Orla de Vitória.
"Fico feliz por este projeto estar saindo do papel e pela representatividade que a canoagem teve para o desenvolvimento deste projeto. Isso vai trazer para a gente benefícios e vantagens e, também, outra temática que é o ordenamento da Orla de Vitória. Que este seja o primeiro passo para termos um ambiente organizado e harmonioso para todos os esportes."
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, disse que o compromisso é continuar e unir a cidade, para que as pessoas possam caminhar, pedalar, passear da Ponte de Camburi até a Grande São Pedro.
"Um momento de celebração e de vislumbrar oportunidades, não só pela questão náutica e esportiva, mas também para o cenário que o Espírito Santo enfrentará a partir de 2028, com a reforma tributária. Transformamos a Curva da Jurema em um case de sucesso no Brasil. Fomos para a Grande São Pedro e fizemos a maior transformação social e urbanística da história dos 78 municípios do Espírito Santo. E o nosso compromisso é continuar e unir a cidade. Para que você possa caminhar, pedalar, passear da Ponte de Camburi até a Grande São Pedro.",
Lorenzo Pazolini lembrou que terá início a obra do Canal de Camburi, com a nova ligação entre Jardim da Penha e Praia do Canto e, também, a Orla de Andorinhas.
"E, aí sim, vamos ter uma cidade voltada para o mar, que gera oportunidades para todos. A Guarderia da Praça dos Desejos não será a única guarderia pública de Vitória. Teremos outra na nova Orla de Andorinhas. Queremos transformar os espaços com organização, equipamentos públicos de ponta e diálogo com todos. E, assim, vamos transformar essa guarderia em um investimento de ponta e modelo referência para o país."
Intervenções
O local contará com uma edificação de dois pavimentos e um pátio, com áreas cobertas e descobertas, num total de 1.025m² de área construída.
Perspectiva da Guarderia Náutica Municipal. Foto: Divulgação/NÓS Ar-Eng/(By Prefeitura de Vitória)
O edifício administrativo terá um pavimento térreo, com 811m² que contemplará recepção, administração, copa, vestiários e uma área para equipamentos e embarcações. Já no segundo pavimento, uma área de 218m², serão instaladas áreas técnicas, como o reservatório que atenderá o imóvel.
A fachada será revestida com lonas, com cores que remetem ao nascer do sol. O piso intertravado irá delimitar áreas de circulação e de armazenamento.
Espaços na areia vão delimitar a área para lavagem de embarcações e equipamentos. A nova guarderia também terá acessos para pedestres e cercamento com alambrado, que permitirá a visão dos que caminham pela orla.
A previsão é que a Guarderia Náutica Municipal abrigue embarcações e equipamentos, como canoas, pranchas de windsurf, botes, barcos, caiaques e pranchas de stand up paddle.
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Vitória investe R$ 40 milhões em tecnologia da informação
> Obras de contenção de encostas transformam Cariacica
> Obras no campo de futebol de Jardim Botânico são concluídas
> Bike Vitória: estações de bikes compartilhadas são revitalizadas
> Meta da prefeitura é inaugurar até dezembro 100% das obras
> Vitória amplia equipes para melhorar serviços de áreas verdes
> Procon orienta consumidores sobre Dia das Crianças
> Anchieta adquire veículos para aprimorar serviços de saúde
> Antigo fórum de Anchieta virou sede da delegacia civil
TAGS: VITÓRIA | GUARDERIA | CONSTRUÇÃO | NÁUTICA | EDITAL