CIDADE

Vitória de Frente para o Mar: concretagem da orla avança

Concretagem da orla do bairro São Pedro avança e integra bairros com desenvolvimento

Em 01/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

O projeto inclui obras em Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência, criando 4,04 quilômetros de píeres, rampas, escadarias e ciclovias, proporcionando mais mobilidade, lazer e oportunidades de desenvolvimento para a população.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

A obra que está transformando a Grande São Pedro avança para uma nova etapa: nesta segunda-feira (31), foi realizada a concretagem do primeiro de seis trechos do píer que ligará os bairros Nova Palestina e Resistência. Essa intervenção faz parte da segunda etapa da reurbanização da orla da Grande São Pedro (Orla 1B), uma das frentes do projeto Vitória de Frente para o Mar, que está requalificando a orla da cidade, conectando a região continental ao Canal de Camburi com infraestrutura moderna e integrada.

>> Conceição da Barra estará na próxima Feira dos Municípios

O projeto inclui obras em Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência, criando 4,04 quilômetros de píeres, rampas, escadarias e ciclovias, proporcionando mais mobilidade, lazer e oportunidades de desenvolvimento para a população.

Em julho de 2024, foi concluída a primeira etapa da reurbanização da orla da Grande São Pedro, com 1.160 metros de píer nos bairros São Pedro e Ilha das Caieiras. Esse trecho já recebeu novas áreas de convivência, como estacionamento, ciclovia, arquibancadas alagáveis, deques, cinco atracadouros, além de espaços voltados à cultura e ao trabalho dos pescadores, como o Centro de Pescado, a Praça do Caboré e os queimadores de mariscos.

Agora, a ligação entre Nova Palestina e Resistência reforça o compromisso da Prefeitura em conectar bairros, facilitar o acesso a serviços essenciais e impulsionar a economia local.

Vitória de Frente para o Mar: conectando a cidade e valorizando a orla

A reurbanização da Grande São Pedro faz parte do projeto Vitória de Frente para o Mar, que está transformando a orla da capital, desde São Pedro até o Canal de Camburi, com obras que incluem píeres, atracadouros, ciclovias, mobiliário urbano e novos espaços de lazer e gastronomia.

Essa grande intervenção segue avançando e beneficiará moradores e visitantes ao longo de toda a orla, passando por Santo André, Andorinhas, Santa Luiza e chegando ao Canal de Camburi, onde a cidade ganhará um novo polo gastronômico e espaços de convivência sobre a água.

"A realidade da Grande São Pedro já mudou e continuará mudando. Estamos promovendo infraestrutura de qualidade, criando alternativas de renda e mobilidade e transformando nossa orla em um grande espaço de lazer, cultura e desenvolvimento", destacou o prefeito Lorenzo Pazolini.

A comunidade também comemora as mudanças. Fabiano Nunes, liderança comunitária em Resistência, ressalta que a obra traz dignidade para a região e melhora a mobilidade. Já Liviane Guimarães, líder comunitária em Nova Palestina, destaca que a passarela reduzirá as dificuldades diárias dos moradores.

Orlas em transformação: avanços em toda a cidade

Além da requalificação da Grande São Pedro, outras regiões da cidade também recebem investimentos dentro do projeto Vitória de Frente para o Mar:
• Orla de Andorinhas: urbanização de 47 mil m², com ciclovias, decks, atracadouros e espaços para lazer e esportes.
• Canal de Camburi: infraestrutura inovadora com píeres, ciclovias sobre a água e nova ponte para pedestres e ciclistas, criando mais uma conexão entre a ilha e o continente.
• Orla da Avenida Beira-Mar: projeto para transformar o trecho entre o Clube Álvares Cabral e o antigo Clube Saldanha da Gama, promovendo acessibilidade, lazer e valorização da paisagem.
• Curva da Jurema: já concluída, a reurbanização trouxe mais áreas verdes, novo mobiliário urbano e melhor integração entre o calçadão, ciclovia e espaços de convivência.

Com um investimento de mais de R$ 200 milhões apenas na Grande São Pedro e mais R$ 219,9 milhões no Canal de Camburi, o Vitória de Frente para o Mar está transformando a relação da cidade com sua orla, criando espaços modernos, acessíveis e voltados para o bem-estar da população e o desenvolvimento sustentável da capital. (Secom/PMV)

Leia também:

Conceição da Barra estará na próxima Feira dos Municípios
Procon alerta consumidores sobre promoções de início de ano
Procon Vitória realiza um comparativo de preços de café
Obras preparam o solo para receber Parque de Exposições
Prefeitura quer agência do Sine funcionando em Guarapari
Reservatório de águas vai reduzir risco de alagamentos em Vitória
US de Santa Cruz está com mais de 70% das obras concluídas

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET