POLICIA
Vitória intensifica fiscalização contra receptação de fios e metais
A Prefeitura de Vitória intensifica fiscalização contra receptação de fios e metais furtados.
Em 04/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A fiscalização ocorreu em dois estabelecimentos do bairro Gurigica, com foco especial em ferro velhos, locais que, muitas vezes, acabam recebendo materiais provenientes de furtos para revenda.
Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
A Prefeitura de Vitória reforçou o combate à receptação de materiais furtados, como fios de cobre, tampas de bueiro e outros metais. Nesta quarta-feira (2) uma ação, realizada por meio de operação integrada, envolveu equipes da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semmam), Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), e contou ainda com o apoio da Polícia Civil.
>> Espírito Santo fecha março com menor índice de homicídios
A fiscalização ocorreu em dois estabelecimentos do bairro Gurigica, com foco especial em ferro velhos, locais que, muitas vezes, acabam recebendo materiais provenientes de furtos para revenda. Dessa vez, não foram encontradas irregularidades. No entanto, a Prefeitura já anunciou que operações como essa serão contínuas e farão parte de uma força-tarefa permanente contra esse tipo de crime.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Ramalho, esse tipo de ação é essencial para garantir que os estabelecimentos estejam funcionando dentro da legalidade.
"Na primeira vez em que fiscalizamos um dos locais visitados hoje, ele não possuía licença ambiental. Agora, já está devidamente regularizado. Isso mostra que a fiscalização tem efeito e que estamos no caminho certo", destacou.
Meio Ambiente
O descarte inadequado de metais e componentes pode causar contaminação do solo e das águas. A fiscalização assegura que os ferro-velhos sigam práticas sustentáveis e de descarte adequado. A operação também verificou se a documentação necessária para o funcionamento e dois proprietários foram intimados pela Secretaria Municipal Desenvolvimento da Cidade (Sedec) por ausência de alvará de funcionamento e por condições de salubridade inadequadas.
Esse tipo de fiscalização vai além da segurança pública, pois envolve questões ambientais e de saúde. "Uma delas é evitar o acúmulo descontrolado de sucata, atraindo pragas e aumentando o risco de incêndios ou acidentes. Outro ponto relativo à saúde é que o mau armazenamento desses materiais pode gerar acúmulo de água, situação propícia para criadouro do mosquito da dengue. Por isso o apoio das demais secretarias municipais", detalhou Renata Zanotelli, gerente de Proteção Comunitária (GPC) da Guarda de Vitória.
Além de coibir a receptação, a Prefeitura também busca inibir os furtos, que causam prejuízos à infraestrutura pública e à população. Os materiais furtados, além de comprometerem serviços essenciais como iluminação e segurança, colocam em risco a integridade física das pessoas e sobrecarregam os cofres públicos.
Segurança
"O trabalho é realizado com ajuda de levantamentos da Gerência de Inteligência da Guarda de Vitória sobre estabelecimentos suspeitos de aceitar material roubado ou furtado. A compra de fios que foram furtados configura o crime de receptação de produto ilegal, ou seja, quem adquire essa fiação também está cometendo um delito. O furto de fios compromete o abastecimento de energia e a prestação de serviços, o dano para a sociedade é muito grande", pontua Amarílio Boni, secretário de Segurança Urbana.
A fiscalização de ferro velhos é parte de um conjunto de ações estratégicas adotadas pelo município para combater crimes contra o patrimônio público e privado. A população também pode contribuir com esse trabalho: denúncias de práticas irregulares podem ser feitas, de forma anônima, pelo canal Fala Vitória 156 (telefone, site ou aplicativo).
Conduções
No ano de 2024, foram realizadas 63 conduções de indivíduos por suspeita de furto de fios em Vitória. A ação mais recente da Guarda de Vitória foi em conjunto com a Polícia Civil, em março deste ano. Foram apreendidos 40 quilos de cobre queimado, 100 metros de cordoalha e oito caixas de fitas de alumínio, utilizadas para fazer a instalação de equipamentos de rede nos postes.
Durante a abordagem, foi fiscalizado um local de reciclagem suspeito de receptar material de telefonia e cabos de cobre no bairro Grande Vitória. Foram encontrados diversos materiais, prontamente identificados como produto de furto. O proprietário, de 64 anos, foi preso em flagrante por receptação qualificada.
As operações conjuntas neste perfil acontecem mensalmente na capital.
"Vamos continuar atuando contra os crimes em flagrante com patrulhamento estratégico e 24 horas por dia. Também contamos com o auxílio da tecnologia. As 1138 câmeras que temos hoje na cidade ampliam a vigilância e também subsidiam as investigações das forças de segurança sobre o furto e o comércio ilegal desses materiais", lembra o secretário de Segurança, Amarílio Boni. (Secom/PMV)
Leia também:
> Espírito Santo fecha março com menor índice de homicídios
> Polícia Militar terá mais uma turma de Soldados e mais vagas
> Guarda da Serra apreende 2,5 toneladas de fios de cobre
> Governo ES lança Operação Colheita para reforçar segurança
> Cerco Inteligente flagra veículos com suspeita de clone
> PMCI: Guarda Mirim inicia atividades no distrito de Coutinho
> Cidade segura: Cariacica completa 15 dias sem homicídios
> Guarda de Vitória realiza compra de equipamentos importados
> Viana registra uma queda nos índices de criminalidade
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET