CIDADE

Vitória lidera lista de capitais que têm finanças organizadas

Seriedade com receitas e despesas de Vitória colocam o município no topo do ranking, diz CNM.

Em 28/09/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: José Luiz Mazolini/Portal CORREIO CAPIXABA

Dados do Tesouro Nacional apontam que, no último triênio, a capital capixaba consumiu apenas 75% de sua receita com gastos cotidianos, garantindo a Vitória nota A (melhores pagadores) do governo federal. 


Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A seriedade e a competência no tratamento dos dados referentes a receitas e despesas de Vitória colocam o município no topo do ranking das capitais que estão com as finanças em ordem, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

>> Vila Velha entrega 2 novas áreas de lazer para comunidades

Dados do Tesouro Nacional apontam que, no último triênio, a capital capixaba consumiu apenas 75% de sua receita com gastos cotidianos, garantindo a Vitória nota A (melhores pagadores) do governo federal. 

Os cuidados com os custeios da máquina pública são destaque na mais nova publicação da Veja, que traz uma matéria apontando que grande parte dos prefeitos a serem eleitos 2024 assumirá sem dinheiro em caixa.

Competitividade

O resultado vai ao encontro ao resultado recentemente conquistado pelo município no Ranking de Competitividade dos Municípios, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que apontou Vitória como o município com melhor funcionamento da máquina pública no Brasil. 

Além disso, Vitória é a terceira capital com a maior taxa de crescimento de investimentos em 2023, em comparação com 2022, com aumento de 132,7%. Os dados são do portal Compara Brasil, que reúne dados dos relatórios fiscais entregues pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Para mensurar investimentos, foram consideradas as despesas empenhadas.

Educação/saúde

Para se ter uma ideia, de janeiro de 2021 ao final de julho de 2024, a Prefeitura de Vitória investiu mais de R$ 2,2 bilhões em diversas áreas, como construção e reforma de escolas e unidades de saúde, mobilidade urbana, urbanização, habitação, drenagem, contenções, parques, praças e equipamentos esportivos e culturais.     

A atual gestão da Prefeitura de Vitória avalia que o resultado decorre de um processo de organização do município e é mais um reconhecimento do trabalho em equipe. Em janeiro de 2021, foi iniciado um árduo esforço pela reorganização administrativa da prefeitura de Vitória. Acertadas as contas, a atual administração segue em um trabalho permanente de controle das finanças, utilizando recursos de forma mais eficiente, promovendo um ambiente favorável para o desenvolvimento de novos negócios. Um município com suas contas em dia e com uma gestão equilibrada cria mais oportunidades de emprego e renda para os moradores.

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Vila Velha entrega 2 novas áreas de lazer para comunidades
Terceira Ponte será parcialmente interditada neste domingo (29)
Videomonitoramento em mais 15 comunidades em Anchieta
Vila Velha terá vias interditas para passeios ciclísticos
Vitória reforça alerta sobre ações para enfrentar a estiagem
Molejo e João Neto e Frederico no 133º aniversário de Guarapari
Prefeitura de Anchieta interdita o trânsito na Orla de Ubu
Prefeitura vai construir estação de tratamento em Alto Pongal

TAGS:
VITÓRIA | FINANÇAS | RANKING | CAPITAIS | RECEITAS