SAÚDE

Vitória: Prática de exercícios físicos faz bem para idosos

A prática regular de atividades físicas é promovida pelos profissionais da UBS de Vitória.

Em 04/07/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a prática de exercícios com frequência beneficia o corpo como um todo, seja na parte física ou mental.

A prática regular de atividades físicas é promovida pelos profissionais da Unidade Básicas de Saúde (UBS) de Jesus de Nazareth há 15 anos. Como a maioria dos participantes são pessoas idosas, os exercícios também seguem a rotina desses munícipes trabalhando circuitos anti-quedas, alongamento, meditação, além de se tornarem oportunidades para socialização e promoção de relações interpessoais na comunidade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a prática de exercícios com frequência beneficia o corpo como um todo, seja na parte física ou mental. Manter uma vida sedentária pode ser um dos fatores de aquisição de diversas doenças, como por exemplo, a obesidade e problemas nas articulações. Já a prática de exercícios auxilia na coordenação motora, causa bem-estar e torna os praticantes mais dispostos nas atividades do dia a dia.

Com tantos benefícios, essas atividades são sempre bem-vindas para qualquer pessoa e em qualquer idade, seja criança, adulto ou idoso. Como é o caso da dona Maria Lúcia Coelho, de 99 anos, que apesar da idade diz se sentir bem praticando as atividades ofertadas pela equipe. Segundo Maria Lúcia, além de ganhar mais saúde com os exercícios, esse é o momento para encontrar com as amigas.

"Para mim tudo mudou, porque há muito amor. Gosto de todo mundo, se tornaram minha família", diz Dona Maria Lúcia.

Ela também conta que frequentava a Unidade de Saúde com queixa de quedas e dores, casos esses que diminuíram quase a zero depois que começou a praticar atividades físicas.

"Depois que eu comecei a fazer exercícios, as dores acabaram. Minhas amigas me chamaram para vir para cá, conheci, gostei. Já tem mais de cinco anos que participo", conta Dona Lúcia.

O intuito das atividades praticadas com os idosos da UBS Jesus de Nazareth é promover o bem-estar, saúde e manter a prevenção das doenças, além de garantir interação das pessoas. Um dos assuntos comentados é a relação entre agentes e pacientes, uma vez que o vínculo entre eles faz que com que todos participem mais das atividades "Como a dona Maria falou, ela ama todo mundo e a gente criou uma grande família dentro dessa unidade", comenta inclusive a diretora da Unidade de Jesus de Nazareth, Maria Gabriela Martins Afonso.

Como participar

Para participar das atividades físicas na UBS Jesus de Nazareth basta ser cadastrado na unidade e conversar com os agentes de saúde. Esse grupo atende pessoas, a partir de 60 anos e se encontra todos os dias na Quadra da Comunidade, de 7 às 8 horas. Atualmente cerca de 30 pessoas idosas frequentam diariamente do grupo. (Secom/PMV)

Leia também:

Governo anuncia R$ 200 milhões para saúde mental em 2023
Julho Amarelo: Saúde reforça ações contra Hepatites Virais
Fiocruz e Angola fecham parceria para ensino e pesquisa
Vitória sedia II Congresso Brasileiro de Medicina Regenerativa
Fim de semana com vacinação sem agendamento na Serra
Bairro Santa Cruz recebe ônibus da saúde neste sábado (1)
Vitória: Mais 5.600 vagas para vacinação contra Covid e Gripe
Saúde inaugura novos leitos SUS de UTI no Hospital Rio Doce
Linhares realiza mutirão de vacinação contra a gripe e Covid-19
PMVV: Projeto estimula melhor qualidade de vida aos idosos
Mais Médicos: Cachoeiro amplia e completa equipes das US

TAGS:
VITÓRIA | UBS | ATIVIDADES FÍSICAS | IDOSOS | PRÁTICA