SAÚDE

Vitória promove mutirão de combate ao mosquito da dengue

Neste sábado, a Prefeitura de Vitória promove mais um mutirão de combate ao mosquito.

Em 24/03/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

A população pode solicitar a visita dos agentes de endemias entrando em contato com Fala Vitória, pelo 156.

Neste sábado (25), a Prefeitura de Vitória promove mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, agora, nos bairros da Penha, Itararé e São Benedito. Em uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Central de Serviços, agentes de combate às endemias, agentes comunitários de Saúde e equipe de limpeza estarão nesses bairros recolhendo entulhos e lixo deixados nas calçadas, e orientando à população sobre principais formas de combater o mosquito e orientando a respeito dos sintomas da dengue.

"Essa é uma luta diária que devemos ter contra o mosquito. Convidamos toda a população para, juntos, vencermos a guerra contra o mosquito. São ações que parecem simples, mas que precisam ser feitas por todos nós, e são de grande eficácia no combate ao mosquito. Jogar lixo no lixo, limpar o quintal, tampar as caixas d`água, tonéis, eliminar os vasos de plantas, além de incentivar os vizinhos e amigos a fazerem uma vistoria semanal em casa, são de grande ajuda no combate à proliferação do mosquito", disse a secretária de Saúde, Joanna De Jaegher.

A população pode solicitar a visita dos agentes de endemias entrando em contato com Fala Vitória, pelo 156.

Ações

Desde o início da gestão, o trabalho de combate ao mosquito foi intensificado na capital. Entre as principais ações de rotina diária estão as vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d'água, controle de larvas em obras e carro fumacê.

Vitória também realiza visitas domiciliares e ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos para orientar e alertar as pessoas sobre o combate ao Aedes. A população também pode contribuir para o controle de mosquitos escolhendo um dia da semana para eliminar focos de mosquitos em sua residência ou trabalho, uma vez que 80% dos focos dos mosquitos estão dentro das residências.

Fumacê

Diariamente a PMV realiza aplicação de inseticidas, por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), equipamento da Secretaria de Saúde (Semus), que atua em várias frentes para evitar a proliferação dos insetos. As equipes percorrem os bairros da capital com a aplicação espacial de inseticida, Carro Fumacê e também aplicação de termonebulização portátil nos becos e escadarias. Confira aqui o cronograma.

Serviço
Ação intensificada de combate ao mosquito
Data: 25 de março (sábado)
Horário: 7h30
Local: bairos Itararé, São Benedito e Bairro da Penha. (Secom/PMV)

Leia também:

Março Lilás: ação no sábado (25) terá 640 vagas para exame
Na guerra contra a dengue, Vitória nomeia mais 120 médicos
Vila Velha promove ações de combate à tuberculose sábado
Excesso de telas pode causar dores e puberdade precoce
Governo lança ação para eliminar casos de câncer do colo
Dengue: Linhares cria salas de hidratação nas 35 unidades de saúde
Vacina bivalente será ofertada sem agendamento em Cariacica
Vitória abre vagas para todos grupos prioritários da Bivalente
Vacinação para toda população segue em Domingos Martins
Covid-19: Cachoeiro amplia público-alvo da vacina bivalente
Vacina bivalente é liberada para todos os grupos em Aracruz

TAGS:
VITÓRIA | MUTIRÃO | MOSQUITO | DENGUE | COMBATE