NEGÓCIOS

Vitória/ES é terceira cidade mais empreendedora do País

Em 04/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Vitória é a terceira cidade mais empreendedora do País, segundo a Endeavor, organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, que lançou nesta quinta-feira (3), em São Paulo, a edição 2015 do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE).

A capital capixaba manteve a posição do ano passado, mas elevou a nota alcançada: de 7,16, em 2014, para 7,70, neste ano. O destaque ficou no capital humano, com grandes proporções de acesso ao ensino técnico e profissionalizante, boas universidades e custos de contratações baixos.

As duas primeiras posições no ranking foram ocupadas por São Paulo (SP), com 8,45, e Florianópolis (SC), com 8,36. Nos quarto e quinto lugares, estão, respectivamente, Recife (PE), com 6,94, e Campinas (SP), com 6,83. Veja a tabela

"Não existe fomento ao empreendedorismo se não houver ações que criam condições para que o empreendedor cresça e se desenvolva, e é isso que a Prefeitura de Vitória tem realizado na cidade, com a instituição dos polos gastronômicos, a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o acesso ao crédito e a implantação do Alvará Mais Fácil, para citar como exemplos", destacou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Kroling.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, prestigiou o lançamento do estudo, nesta quinta (3). 

Avaliação

Neste ano, o Índice de Cidades Empreendedoras ampliou as análises para 32 cidades, e as avaliou por meio de 56 indicadores, distribuídos em sete pilares que mais impactam a vida do empreendedor: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

"O ICE é o principal instrumento de avaliação de ecossistemas empreendedores nos municípios brasileiros. Nosso objetivo é ajudar gestores públicos e a sociedade civil a construir melhores ações para o fomento da atividade empreendedora, além de contribuir para que mais empreendedores consigam crescer", explicou Pablo Ribeiro, diretor de Pesquisa e Mobilização da Endeavor.

"Já vimos acontecer uma movimentação por parte de várias prefeituras após a edição de 2014 do estudo, e a a expectativa é de inspirar avanços cada vez mais sólidos nos próximos anos", completou.

PIB

A escolha das cidades analisadas foi feita com base na concentração de Scale-ups - empresas que apresentam alto crescimento em geração de emprego e renda. Juntos, os 32 municípios, de 22 estados, representam mais de 41% das Scale-ups do Brasil e cerca de 37% do PIB. Além da expansão territorial, a edição atual do Índice também conta com um aperfeiçoamento na metodologia, com foco nos pilares de ambiente regulatório, inovação e cultura empreendedora.

A Endeavor é uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo. Atua na mobilização de organizações públicas e privadas e no compartilhamento de conhecimento prático e de exemplos de empreendedores de alto impacto para fortalecer a cultura empreendedora do país.

Fonte:PMV