SAÚDE

Vitória/ES recebe evento inédito sobre endocrinologia pediátrica.

O evento global tem o objetivo de fomentar o debate em torno de um tema pouco discutido na medicina.

Em 13/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Sandoz, divisão de genéricos e biossimilares do Grupo Novartis, promove nesta semana a IV Rota ao Mundo Ibero Americana de Endocrinologia Pediátrica. O evento global tem o objetivo de fomentar o debate em torno de um tema pouco discutido na medicina, a endocrinologia pediátrica, área que cuida de crianças e de adolescentes com problemas hormonais. É a primeira vez que o congresso acontece em território nacional e terá sede no Hotel Ilha do Boi, na cidade de Vitória (ES), entre os dias 14 e 16 de abril. 

Com organização da Sandoz, o comitê científico do evento reúne especialistas da Espanha, México, Argentina, Colômbia, Chile e Brasil. O evento contará com conferências, palestras e mesas redondas, durante os três dias serão debatidos temas como crescimento, obesidade e o metabolismo, genética molecular na prática clínica, desenvolvimento sexual. A mesa inaugural do evento contará com Dr. Paulo César Silva, Presidente do Departamento de Endocrinologia Pediátrica da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia); Dr. Gil Guerra Jr, Presidente do Departamento de Endocrinologia Pediátrica da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria); Dr Carlos Alberto Longui, Secretário Geral da SLEP (Sociedade Latino-Americana de Endocrinologia Pediátrica) e Dra. Suzana Nesi França, professora de Endocrinologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Paraná e Coordenadora local do evento.

Segundo o Presidente do Departamento de Endocrinologia Pediátrica da SBP, Dr. Gil Guerra Jr, eventos deste porte são fundamentais para ampliar o debate sobre a pesquisa no país. "Eventos internacionais são sempre muito importantes para a troca de conhecimentos e contatos interpessoais que possibilitam o desenvolvimento da ciência nacional, beneficiando diretamente a população. Este evento em especial vai possibilitar isto pela discussão de temas atuais da Endocrinologia Pediátrica com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais na área. Além disso, vai homenagear três importantes pesquisadores, dois deles brasileiros que foram fundamentais para o início da Endocrinologia Pediátrica em nosso país”, aponta o médico. 

Como destaque, no primeiro dia do evento, haverá uma conferência com o médico espanhol Juan Fernández Sotos. Com mais de 60 anos de experiência na área de pediatria, o médico formado pela Universidade de Valência é responsável pelo descobrimento da síndrome de Sotos, também conhecida como gigantismo cerebral. Caracterizada por apresentar incapacidade intelectual e crescimento excessivo – tanto em altura quanto da circunferência da cabeça – nos primeiros 2 ou 3 anos de vida, a doença está relacionada com escoliose, icterícia neonatal, estrabismo, anomalias cardíacas e renais, entre outros. A incidência dessa síndrome rara atinge cerca de 1 em 10.000 a 14.000 nascidos.

Serviço

IV Rota ao Mundo Ibero Americana de Endocrinologia Pediátrica

Data: de 14 a 16 de abril

Local: Hotel Ilha do Boi - Rua Braulio Macedo, 417 – Ilha do Boi - Vitória - ES

Fonte: S2 Publicom