SAÚDE

Vitória amplia agendamento on-line da vacina contra a febre amarela.

Desde a última sexta-feira (17), esse sistema já está funcionando.

Em 20/02/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A partir desta terça-feira (21), o sistema de agendamento eletrônico para a vacina da febre amarela estará disponível em mais 11 unidades de saúde de Vitória: Santa Luiza, Jardim da Penha, Jardim Camburi, Maruípe, Andorinhas, Praia do Suá, Resistência, Santo André, Santo Antônio, Vitória (Parque Moscoso) e Fonte Grande.

Desde a última sexta-feira (17), esse sistema já está funcionando para as unidades de Bairro República e Ilha das Caieiras, onde foi implantado de forma experimental, e agora será ampliado.

O agendamento pode ser feito no endereço http://agendamento.vitoria.es.gov.br/ ou pelo aplicativo Vitória Online, para celulares Android e iOS. O sistema estará disponível a partir desta terça-feira (21), para agendamentos entre quarta (22) e o dia 10 de março. Nesse período, o sistema estará sendo avaliado e poderá haver agendamentos em períodos posteriores.

No campo "1º Escolha o serviço", estará disponível a opção "Vacina contra Febre Amarela". Ao selecionar esse campo, o morador será direcionado a escolher a unidade de saúde na qual pretende ser vacinado e o dia e horário disponíveis.

Por fim, o morador será direcionado a uma página onde preencherá um formulário com seus dados pessoais. Ao final do processo, será emitido um comprovante de agendamento, o qual o morador deverá apresentar na unidade de saúde onde for tomar a vacina. É importante que o morador leia as instruções atentamente.

No dia agendado, o morador deve levar um documento de identificação com foto, cartão de vacinação e o comprovante do agendamento em seu nome.

Agendamento em toda a rede municipal

"A partir do dia 6 de março, todas as unidades de saúde de Vitória já deverão contar com o agendamento on-line para a vacina da febre amarela, com exceção da US do Forte São João, que continuará atendendo pessoas que vão viajar para países com recomendação da vacina", explicou a gerente de Vigilância em Saúde da Semus, Arlete Frank Dutra.

Cancelamento

Caso o morador perceba que, no dia e horário agendados, não poderá comparecer, ele deve acessar o portal e efetuar o cancelamento do agendamento. No link da febre amarela, é oferecida a opção "Cancelamento de Agendamento". Ao fazer esse procedimento, o horário fica automaticamente disponível para outras pessoas.

Faltas

No primeiro dia de comparecimento nas unidades de saúde de Bairro República e Ilha das Caieiras pelo sistema de agendamento on-line, foi registrado um índice de 20% de faltas. "É importante que as pessoas entendam que a ferramenta veio facilitar e garantir o acesso. Mas é preciso corresponsabilidade do usuário em comparecer ou desmarcar para que outra pessoa que precise possa ser vacinada", observou Arlete Dutra.

O sistema tem o objetivo de evitar transtornos para os pacientes e garantir a aplicação das doses para quem tem horário agendado. A ferramenta foi desenvolvida a partir de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (SubTI).

Rotina

Enquanto não entram no sistema do agendamento eletrônico, todas as demais salas de vacinação da rede municipal de saúde estarão atendendo na rotina, incluindo as unidades de Santa Martha, Ilha do Príncipe, Grande Vitória, Bairro da Penha, Alagoano, Ilha de Santa Maria e Nova Palestina, que passam a ofertar a imunização contra febre amarela a partir desta terça-feira (22).