SAÚDE

Vitória/ES promoverá Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti.

O evento acontecerá na feira livre do Centro.

Em 11/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Com o objetivo de prevenir e combater o mosquito Aedes aegypti, Vitória vai promover o Dia D da dengue no próximo dia 19 (sábado), quando serão realizadas ações educativas para mobilizar e conscientizar os moradores sobre a importância de eliminar e evitar possíveis criadouros do inseto. 

O evento acontecerá na feira livre do Centro, com concentração na praça Ubaldo Ramalhete, além de abordagens em lojas e residências do entorno, das 8 às 12 horas, e contará com agentes de combate às endemias (ACE), agentes comunitários de saúde, supervisores de endemias, servidores de unidades de saúde e moradores, além de equipes de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços (Semse). 

A data foi pensada como forma de alerta para a previsão de aumento de casos de chikungunya, além de levar em conta o resultado do último Levantamento Rápido da Infestação do mosquito Aedes aegypti (Liraa), que apresentou crescimento do registro do inseto, com risco médio de transmissão das doenças. 

Além do Dia D, todas as unidades de saúde de Vitória também farão uma mobilização junto aos moradores para o controle do vetor em seus territórios. 

"Nas abordagens, apresentaremos os resultados do último Liraa e as medidas de prevenção a serem adotadas com base no check-list (com recomendações e providências para eliminar focos do mosquito) e no tipo de criadouro preferencial. Para chamar atenção das pessoas, levaremos amostras das larvas do mosquito da dengue", explicou a coordenadora técnica de Vigilância em Saúde Ambiental, Clara Scarpati Alvarenga.

Clima

"O calor e a chuva são ideais para a proliferação do mosquito. Então é importante a mobilização da sociedade para a prevenção da dengue", disse a assistente social da Unidade de Saúde do Forte São João Adriana Vicente.

Prefeitura Municipal de Vitoria